sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 14.05.2023

NOVO CURSO
O Sindmepa decidiu recorrer ao Ministério Público com pedido de providências contra a abertura de um curso de medicina em Santarém, que promete oferecer 160 vagas. A Faculdade já anunciou que não vai criar um hospital-escola, como seria certo, para oferecer qualidade à formação dos alunos. Santarém só conta com dois hospitais públicos e uma UPA, que já enfrentam dificuldades de atender as demandas do curso de medicina da UEPA, que oferta 40 vagas. Claramente, a formação desses futuros médicos estará comprometida.

RESOLUÇÃO
Esta semana, entidades da área médica manifestaram preocupação com a entrada em vigor da resolução 487, do Conselho Nacional de Justiça, que determina o fechamento dos hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico, com o consequente encaminhamento de pacientes oriundos do sistema penal para locais abertos à comunidade.

RISCO
O fechamento iminente desses hospitais, é uma preocupação também do Sindmepa. Afinal, afeta a saúde pública e segurança da população. As entidades representativas dos médicos não foram ouvidas a respeito das possíveis consequências e riscos para a população, considerando o desequilíbrio emocional que afeta estes pacientes.

DENÚNCIA
Médicos plantonistas do Hospital Municipal de Maracanã decidiram paralisar atividades na manhã de quinta-feira por conta de atrasos nos pagamentos. Eles denunciaram ao Sindmepa que a empresa Amazon, OS que administra a escala de plantões do hospital, atrasou os seus pagamentos há 20 dias. E, pasmem: em vez de regularizar os pagamentos, a empresa ofereceu plantões com pagamento à vista para outros médicos. O caso já foi encaminhado ao Jurídico do Sindmepa para providências cabíveis.

SIMPÓSIO
Ainda dá tempo de se inscrever no III Simpósio Acadêmico Aspirante que ocorre nesta quinta e sexta-feira, no Sindmepa. O evento abordará a “Formação médica e a pluralidade profissional” em rodas de conversa e palestras. Entre os palestrantes estão os médicos: Niele Moraes, Aurileide Coutinho, Francinaldo Gomes, Heriberto Neto e o acadêmico de medicina Márcio Marvão. Inscreva-se gratuitamente por meio do link: https://bit.ly/41B87Xr

COLÓQUIO
A psiquiatra Valdilene Magno Pinto de Souza representará o Sindmepa no IX Colóquio Mesorregional de Governança e Desenvolvimento na UFPA. A médica participará de palestra sobre promoção da saúde mental e coletiva na Região Metropolitana de Belém. O evento ocorrerá no próximo dia 23, às 14h.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (16) um dos maiores filmes da história do cinema “Mr. Arkadin”, de Orson Welles, às 19h. Reclamando de amnésia, o milionário Arkadin contrata o quase detetive Guy Von Straten para investigar seu passado. E a Quarta Musical recebe Neto Veiga em um belíssimo show de violão solo, às 20h. Com repertório diversificado, o violonista apresentará obras de grandes nomes do violão. Aguardamos por você no Cineteatro do Sindmepa com entrada franca.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que