mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sindmepa Informa – 19.03.2023

ENEM 2023
Sindicatos médicos vinculados à Federação Médica Brasileira (FMB) já se preparam para o Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem) 2023, que acontece em Brasília, no mês de junho. Os debates se dividirão em quatro eixos: formação médica, sistema de saúde, mercado de trabalho e saúde suplementar. Durante o Encontro, entidades médicas em geral vão discutir e propor direcionamentos que possam resultar em melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os médicos e médicas do Brasil.

RESIDÊNCIA
Residentes (R2 e R3) da Santa Casa de Misericórdia denunciaram esta semana irregularidades no programa de Residência da instituição. A extrapolação do mandato da supervisora do programa; distribuição irregular das escalas; e exigência de filiação às sociedades de especialidade, são algumas das irregularidades apontadas, que levaram à paralisação do grupo. Diante da impossibilidade de diálogo efetivo, os residentes optaram por manter a paralisação e denunciar o caso ao Conselho Regional de Medicina e ao Ministério Público. O Sindmepa segue acompanhando a situação.

IMPOSTO DE RENDA
O Sindmepa está facilitando o acesso aos documentos para declaração de Imposto de Renda aos médicos associados. Basta acessar o Gestão na Mão, onde estão disponíveis as informações sobre a associação e ao plano de saúde; clicar na opção Declarações; depois em Declaração Anual Unimed; selecionar o ano 2022 e clicar em Gerar Declaração. Lembramos que seu login corresponde ao CRM e a senha aos números do CPF. Acesse o link agora mesmo: https://sindmepa.robot.rio.br/

NÚCLEO ACADÊMICO
Na última semana diretores do Núcleo Acadêmico do Sindmepa estiveram presentes na Semana do Calouro da UEPA e UFPA para recepcionar os novos discentes de medicina e apresentar as ações desenvolvidas pelo Sindmepa. Os diretores ainda apresentaram o projeto Acadêmico Aspirante, que permite aos estudantes se associar ao Sindmepa desde a academia, e oferece uma série de benefícios, incluindo desconto no plano de saúde da Unimed, entrando sem carência se for ainda neste mês de março. Para saber mais, acesse: http://bit.ly/3JmaXYj

MULHER
O mês de março já está na metade, mas não custa chamar atenção às ações desenvolvidas em prol da saúde da mulher. A campanha Março Lilás, por exemplo, visa conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Fazer o exame Papanicolau desde o início da vida sexual é fundamental.

AGENDA CULTURAL
“Meus Caros Amigos”, dirigido por Mario Monicelli, será exibido nesta terça-feira (21) no Cineclube Sindmepa, às 19h. O longa acompanha o cotidiano de cinco amigos de escola que, apesar de cinquentões, ainda se encontram para pregar peças e passar trotes. Já a Quarta Musical recebe o músico Mateus Moura. O show começa às 20h e será transmitido ao vivo no perfil do Instagram, @Sindmepa. Aguardamos por você no Cineteatro, com entrada franca.