ter

abr 16, 2024

Sindmepa Informa – 05.03.2023

DEMITIDOS
Médicos das Upas do Jurunas e da Marambaia, que paralisaram atividades por conta de atraso de pagamento, foram surpreendidos com demissão sumária pela empresa Gestão Médica Especializada – GME, contratada pela InSaúde, responsável pela administração das unidades. O secretário de saúde de Belém, Pedro Anaisse, se disse surpreso com as demissões e garantiu que o comando não partiu da Secretaria. Ele disse que iria investigar o caso junto à OS e pedir providências sobre o ocorrido. Estamos no aguardo.

COOPANEST
Na mesma audiência, o titular da Sesma falou sobre o pagamento dos anestesistas, que também está atrasado. A Sesma deve aos médicos anestesistas ligados à Coopanest desde agosto de 2022. No mês de fevereiro não foi pago o acordado, que seriam os valores referentes a agosto e setembro, sendo pago somente setembro. O secretário se comprometeu a verificar o motivo do não pagamento de agosto e dar respostas ao Sindmepa.

PARALISAÇÃO
E os anestesistas que trabalham para o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará – Iasep, anunciaram que iam paralisar suas atividades a partir de quarta-feira (1°), por conta de atrasos de pagamentos e glosas nos valores faturados. As pendências do Iasep vão de julho a dezembro de 2022. Mas na quinta-feira, a direção da cooperativa informou que a paralisação foi suspensa após promessa de pagamento de alguns meses em atraso. Nesta segunda-feira, 06, uma nova reunião será realizada.

COMUNICAÇÃO
Assessores de Comunicação e dirigentes da área de comunicação dos sindicatos ligados à Federação Médica Brasileira (FMB) reúnem-se em Fortaleza, de 9 a 11 de março, na 2ª edição do Encontro de Comunicação da FMB. O tema deste ano é “Como se comunicar melhor com os médicos?”. A reunião também é preparatória para o Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem/2023), com o debate das principais pautas médicas e indicação dos delegados. O Sindmepa estará presente ao encontro.

ENEM
Aliás, por falar em Enem, todos os médicos associados ao Sindmepa estão convidados a participar de uma reunião virtual que vai discutir as pautas do Pré-Enem. Será amanhã, dia 6, às 19h30. O link para acesso à sala será enviado diretamente para o e-mail de cada associado. No Pré-Enem, os sindicatos representativos médicos do Brasil vão definir as propostas do movimento sindical médico que serão levadas ao encontro nacional. É o presente e o futuro do movimento médico brasileiro em discussão. Todos participando.

AGENDA CULTURAL
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (07) o filme “Mulheres do Século XX”, dirigido por Mike Mills, às 19h. O longa conta a história de uma mulher que tenta cuidar de sua família enquanto procura respostas para as vidas de suas duas jovens amigas. Já a Quarta Musical recebe o show da cantora Bruna Luz, às 20h. No repertório canções sobre a força, coragem e determinação feminina. A entrada é franca no Cineteatro e transmissão do show ao vivo no perfil do Instagram, @Sindmepa.