sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 20.11.2022

ASSÉDIO

O Sindmepa vai pedir exoneração da diretora da UPA da Cidade Nova por assédio moral a médicos de Ananindeua. A denúncia de assédio chegou ao Sindicato no início da semana, com pedido de intermediação do Sindmepa quanto à demanda de exoneração da diretora da Unidade. A diretoria colegiada do Sindmepa solicitou audiência ao prefeito de Ananindeua, dr. Daniel e, caso ele receba a comissão, será formulado o pedido de desligamento da gestora. Uma das queixas dos médicos é que a gestora ordena que liberem pacientes para suas casas, evitando a permanência nas dependências da UPA, quando estes deveriam permanecer aguardando leitos, para fins de internação. A prática, se comprovada, viola diversos dispositivos do Código de Ética Médica.

DISLEXIA

No último dia 16 foi celebrado o Dia Nacional de Atenção à Dislexia. O quadro afeta habilidades básicas de leitura e linguagem, sendo considerado um transtorno específico de aprendizagem, pois os sintomas prejudicam o avanço acadêmico dos estudantes. A tarefa de identificar a condição é multidisciplinar e envolve psiquiatra da infância ou neuropediatra, além de relatos de profissionais que possam sinalizar déficits em atividade escolares, como o psicopedagogo ou fonoaudiólogo. É importante estar atento aos sinais e procurar um especialista ao constatar falta de atenção, atraso da fala e linguagem, além de dificuldade em aprender rimas e canções.

VACINA

Na última sexta-feira, a Prefeitura de Belém anunciou o início da vacinação contra a covid-19 em bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias de idade com a vacina Pfizer-BioNTech, a Pfizer Baby. Também foi anunciado a aplicação da 5ª dose da vacina em pessoas de 60 anos e mais e imunossuprimidos, gestantes e puérperas. É importante que todos tomem o reforço vacinal para evitarmos a volta da covid.

PISO SALARIAL

O Sindmepa participou de reunião da Câmara Setorial de Saúde da Associação Comercial do Pará, no dia 10 de novembro, a convite da coordenação da câmara. Na oportunidade, foi abordada a atuação dos médicos no Estado, tanto na rede pública quanto na iniciativa privada, com especial atenção para a atual situação da lei que instituiu o Piso Salarial Nacional para a Enfermagem. Projeto de lei semelhante está sendo alinhavado para a categoria médica. Estiveram presentes diretores do Sindmepa acompanhados da assessoria jurídica da entidade. Uma próxima rodada de debates foi marcada para o dia 12 de janeiro do ano que vem.

COPA

O Sindmepa informa que, em dias de jogos da Seleção brasileira pela Copa do Catar, haverá alterações nos horários de atendimento. Nos dias em que os jogos ocorrerem no horário intermediário, o Sindicato fechará uma hora antes da partida e retomará o atendimento após o jogo. Já nas partidas que ocorrerem ao fim da tarde, o expediente encerrará uma hora antes.

AGENDA CULTURAL

O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira, 22, o filme “Amador”, de K. Kieslowski, às 19h. O longa acompanha Filip, um morador de uma pequena cidade polonesa, que após adquirir uma câmera chama a atenção do chefe que o convida para filmar o cotidiano da fábrica. Já a Quarta Musical volta a receber o grupo da Escola Magia das Cordas. Coordenados pelo violonista, arranjador e compositor Cizinho, os alunos farão apresentações com repertório variado. O show tem início às 20h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que