ter

abr 16, 2024

Sindmepa Informa – 03.07.2022

TRATAMENTO
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que os planos de saúde garantam cobertura para qualquer tratamento nacionalmente reconhecido e considerado adequado por médicos, nos casos de pacientes com transtornos do espectro autista (TEA) e outros transtornos globais do desenvolvimento (CID F84). A nova resolução foi publicada no dia 24 de junho, no Diário Oficial da União, e começou a valer no 1º de julho.

SEGURO DE VIDA
A parceria entre o Sindmepa e a Seguros Unimed oferece aos médicos associados o Seguro de Vida em grupo, que garante a cobertura, na falta do segurado, por motivos de acidente ou doença. Para ter acesso ao benefício, o médico precisa ser associado do Sindmepa e estar em dia com as contribuições, seja mensal ou anual. O aviso de sinistro deve ser feito à Vanguard Corretora por ligação ou WhatsApp: 91 98401-0375; por e-mail: vanguardcorretorapa@gmail.com; ou presencialmente.

FÓRUM
Está confirmada a realização do Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde, que ocorrerá em 18 e 19 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Serão debatidos temas de extrema importância para a categoria médica como a Rediscussão do SUS, Judicialização em Saúde, Mudanças nas relações de trabalho do médico, Tecnologia em Saúde e Carreira Médica, entre outros. No último dia do evento o debate será puxado pela FMB, com enfoque em temas de natureza jurídica com impacto na atuação sindical médica. Todos em Porto Alegre.

HEPATITE
A Organização Mundial da Saúde registrou 920 casos prováveis de hepatite aguda, de origem desconhecida, em crianças em todo o mundo, segundo boletim divulgado no dia 24.06. Do total, 45 crianças necessitaram de transplantes e 18 morreram. Os principais sintomas são icterícia (pele e olhos amarelados), febre, vômito e dor abdominal. O Ministério da Saúde alerta para sinais de hepatite fulminante, que é a insuficiência hepática aguda, com icterícia, sangramentos e deterioração das funções cerebrais em até oito semanas. Em casos de suspeitas procure a unidade de saúde mais próxima.

SANTARÉM
Vitória para os médicos de Santarém. Na última semana, a justiça liberou recursos bloqueados do Instituto Panamericano de Gestão – IPG para diversos credores da Organização Social, entre eles médicos e empresas prestadoras de serviços. A decisão de julho de 2020 bloqueou cerca de R$ 1 milhão em bens da OS que gerenciava o Hospital de Campanha do município durante à pandemia de Covid-19, devido à falta de transparência no uso dos recursos públicos. A diretora do Sindmepa, Nástia Irina acompanhou o caso de perto e destacou a importância da decisão para garantir o uso correto do dinheiro público e o combate à corrupção.

CASTANHAL
Médicos que prestam serviços no Hospital Associação Beneficente São José, em Castanhal, denunciaram ao Sindmepa os recorrentes atrasos nos pagamentos. Segundo eles, não há qualquer resposta ou posicionamento por parte do setor administrativo e financeiro da unidade. Alguns médicos estão com salários atrasados desde março. De acordo com os relatos, a situação é frequente e vem prejudicando os compromissos financeiros daqueles que prestam serviço no hospital. A assessoria jurídica do Sindmepa já tomou conhecimento dos casos e está acompanhando a situação.

AGENDA CULTURAL
Durante o mês de julho o Cine Sindmepa estará em recesso. A programação retorna somente em agosto. Já a Quarta Musical segue por meio de live no Instagram. Acompanhe nosso site e redes sociais para saber mais. É sempre às 19h, com transmissão ao vivo no perfil @Sindmepa, no Instagram.