mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sindmepa Informa – 12.06.2022

CASTRA MÓVEL
Alguém sabe informar o paradeiro do Castra Móvel da Prefeitura de Belém? Militantes da proteção animal estão querendo saber. Ao que parece, foi descontinuado.

DESAFIOS
Vale a pena ler o artigo do médico Eduardo Neubarth Trindade, ex-presidente do Cremers, publicado no início do mês no Estadão, sob o título  ‘Desafios para a formação Médica’. Uma excelente referência para a discussão sobre o mercado de trabalho e a formação Médica. Cada vez mais médicos são jogados no mercado de trabalho com uma formação precária. E nem sinal de discussão sobre a carreira médica.

SÓ URGÊNCIAS
Médicos da UPA da Marambaia estão atendendo apenas pacientes classificados como laranja e vermelho, de acordo com o Protocolo de Manchester. O movimento foi provocado pela intransigência da empresa GME em negociar com os profissionais, que reivindicam o pagamento do Abono Covid e de plantões realizados em abril e maio. O Sindmepa está acompanhando o caso e, além de orientar os médicos, vai cobrar do poder público e das empresas envolvidas uma rápida solução para o conflito.

RETALIAÇÃO
Ainda na UPA da Marambaia, o Sindmepa recebeu denúncia de que uma médica foi demitida, como retaliação ao movimento, por telefone em pleno exercício de plantão e convidada a se retirar da unidade, sem documentação registrada ou qualquer aviso prévio sobre a demissão. Segundo os médicos, outro profissional iria substituí-la. O Sindmepa repudia veementemente o ocorrido e relembra que o artigo 48 do Código de Ética Médica, veda ao médico assumir função de médico demitido em represália à movimentos legítimos da categoria, passível de punição pelo CRM.

MÍNIMO
Dirigentes da FMB participaram na sexta, 3, de um encontro de articulação de entidades da área da saúde com a senadora Daniella Ribeiro, autora do Projeto de Lei que prevê salário mínimo nacional de R$ 10.991,19 para os médicos com vínculos de 20h e cirurgiões dentistas. O encontro foi realizado na sede do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, em João Pessoa. A senadora disse que conta com a mobilização das duas categorias, que chegam a quase 1 milhão de pessoas, para aprovar o projeto.

IMUNIZAÇÃO
Em alusão ao Dia Nacional da Imunização, celebrado no dia 09, vale ressaltar a importância da vacinação para todos. Em Belém, as campanhas disponibilizaram vacinas contra Covid-19, Influenza e Sarampo. Acompanhe o calendário vacinal do seu município e mantenha sua caderneta atualizada.

ONCOLÓGICO
O Sindmepa esteve reunido com médicos do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, representantes da Sespa e das Organizações Sociais Pró-Saúde e Diretrizes, na sede da Secretaria, para dialogar sobre o processo de transição para a nova OS. Em reunião, o presidente da Comissão de Transição, Wellington Santos informou que representantes da OS Diretrizes estarão, a partir do dia 13, no Hospital para tirar dúvidas e receber as propostas dos médicos. O Sindmepa segue acompanhando as negociações em apoio aos profissionais.

AGENDA CULTURAL
Nesta terça-feira, 14, o Cine Sindmepa faz uma homenagem ao centenário de um dos maiores diretores da história do cinema, Alain Resnais, com a exibição do filme “Eu te amo, eu te amo”, de 1968. Já a Quarta Musical recebe o cantor, compositor e pesquisador musical, Allan Carvalho. O músico recentemente lançou os trabalhos “Forró no Bosque” e “Cordão do Galo”. É sempre às 19h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil @Sindmepa, no Instagram.