seg

mar 18, 2024

seg

mar 18, 2024

Sindmepa reforça importância da doação de leite humano

Em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira, 19, o Sindmepa chama atenção para a importância da doação aos Bancos de Leite Humano. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram que cerca de 6 milhões de vidas são salvas por ano com a ampliação das taxas de amamentação até o sexto mês de vida.

O BLH é um serviço especializado em oferecer ações de apoio, proteção e promoção do aleitamento materno, com dedicação à assistência das mães e dos bebês durante o processo. Cerca de 200 mililitros de leite podem alimentar até dez recém-nascidos.

O Brasil é referência internacional em doação de leite humano, com 225 bancos de leite e 217 pontos de coleta espalhados por todo o país, utilizado principalmente para alimentar bebês prematuros e de baixo peso. Mas apesar da expressiva rede em funcionamento, as doações só atendem cerca de 55% de toda a demanda.

Segundo o Ministério da Saúde, de janeiro a dezembro de 2021, foram distribuídos 168 mil litros de leite para 237 mil recém-nascidos, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. No entanto, cerca de 340 mil bebês prematuros ou de baixo peso nascem todos os anos no país, o que corresponde a 12% do total de nascidos vivos. Por isso, os estoques dependem de mais doação.

Como doar

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora. Basta estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. O cadastro é feito de modo virtual, pela internet ou telefone, e a doadora não precisa sair de casa em nenhum momento.

Em Belém, o projeto Bombeiros da Vida, parceiros do Banco de Leite da Santa Casa, vão até a residência da doadora disponibilizando o material para a retirada do leite de forma segura. Durante o processo, os parceiros ainda orientam a coleta.

O contato para doação pode ser feito por meio dos telefones: 4009.2311 / 4009.2212 / 4009.0375; do WhatsApp (91) 98899.6326; site: www.santacasa.pa.gov.br/cadastro-banco-de-leite/ ou e-mail: projetobombeirosdavida@hotmail.com.

Com informações de Agência Brasil