sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 22.05.2022

PLANTÕES
A Sesma prometeu aumentar o número de plantões em escalas que estão com médicos insuficientes para cumprir o teto máximo de 14 plantões nas unidades e hospitais administrados pelo município de Belém. Em audiência realizada na última terça, na sede da Secretaria, Maurício Bezerra disse que as unidades administradas pelo município estão sendo acompanhadas de perto e que há casos em que o quadro de médicos não consegue suprir as escalas, como ocorreu no Samu. Por isso, o limite de plantões poderá ser alterado, sob justificativa comprovada por meio do coordenador. O aumento de plantões também deve ser estendido aos pediatras do Pronto Socorro da 14.

ANESTESIOLOGISTAS
Também durante a reunião, ficou garantido que, ainda este mês, será acertado o pagamento dos plantões devidos aos Anestesistas que atendem aos prontos socorros de Belém e hospital do Mosqueiro. Os plantões em atraso se referem ao mês de dezembro de 2021. O titular da Sesma prometeu ainda acelerar o pagamento dos demais meses deste ano, que também estão atrasados. Uma boa notícia. Afinal é uma especialidade vital na rotina cirúrgica de urgência e emergência. Ganha principalmente o usuário do SUS.

SUS
Nossos parabéns ao Sistema Único de Saúde (SUS), que completou no último dia 17, 34 anos de existência. A importância do SUS nunca foi tão flagrante quanto nos últimos dois anos, quando milhares de pessoas tiveram suas vidas salvas em função do atendimento de saúde proporcionado pelo Sistema. O SUS atende especialmente aos 190 milhões de brasileiros e brasileiras que não têm plano de saúde privado. Sem ele, a pandemia teria feito muito mais vítimas do que tivemos. Viva o SUS.

SEMINÁRIO
Especialistas em direito médico, contratação médica, mercado de trabalho, Organizações sociais, pessoa jurídica e a falta de direitos trabalhistas para médicos participarão de debates no Sindmepa, no próximo final de semana. O I Encontro Médico-Jurídico do Sindicato dos Médicos do Estado do Pará acontece nos dias 27 e 28 de maio, com abertura no dia 27, às 18h, no Sindmepa. Participe. É gratuito. Mais informações e inscrições pelo link: https://bit.ly/3MLOKDP.

OAB
Encontro realizado entre membros do Sindmepa e a OAB-Pará evidenciou os principais problemas jurídicos enfrentados por médicos e a necessidade de conscientizar a categoria sobre armadilhas que podem ser evitadas, principalmente, acerca da pejotização. O Sindicato acredita que a união entre as entidades fortalece a luta por saúde de qualidade, ao mesmo tempo em que reforça a atuação jurídica.

FÓRUM
Dirigentes da Federação Médica Brasileira participaram do XIII Fórum Iberoamericano de Entidades Médicas, em Assunção, no Paraguai, promovido pela Confederação Médica Latino-Americana e do Caribe (Confemel) e pelo Círculo Paraguaio de Médicos (CPM). O evento abordou debates de extrema importância vivenciados pela categoria médica na América Latina e Caribe.

CONSELHO
Esta semana, o Sindmepa receberá reuniões ordinárias e extraordinária do Conselho Estadual de Saúde. Durante os dias 24, 25 e 26 representantes de entidades ligadas à saúde estarão abordando pautas importantes e de interesse da população, como os debates sobre acidentes com escalpelamento e a situação dos transplantes no Estado. As reuniões devem ocorrer das 8h às 16h, durante os três dias.

AGENDA CULTURAL
Nesta terça-feira, 24, o Cine Sindmepa exibe o filme “Fogo no Céu”, dirigido por Robert Lieberman, sobre a história de um lenhador atingido por uma luz misteriosa, que pode ter sido sequestrado por alienígenas. Já a Quarta Musical é com o violonista, Bernardo Barros. É sempre às 19h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo pelo @sindmepa no Instagram.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que