abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa Informa – 01.05.2022

SESMA
Médicos reunidos em assembleia geral, no Sindmepa, na última quarta-feira, consideraram que o movimento de triagem no Pronto Socorro da 14 “deu o seu recado”. Após realizar o movimento numa tentativa de sensibilizar a gestão municipal sobre a necessidade de melhores condições de trabalho e pagamentos em dia, os médicos consideram que as cartas estão dadas. Agora aguardam uma posição da Sesma para retomar as negociações. Tudo em respeito aos usuários, que acabam sendo os principais prejudicados com o movimento.

SIMPÓSIO
Além de defender a criação de uma Frente Nacional, que represente a categoria médica no Congresso, médicos reunidos em Simpósio Nacional, em Belo Horizonte, saíram do encontro decididos a lutar pela carreira médica de estado, com progressão ao longo do tempo, a exemplo da carreira dos magistrados. Eles avaliam que essa é a única forma de fixar médicos no interior, acabando com a precariedade na contratação em todo o Brasil. Pelo Sindmepa, participaram do simpósio os diretores Wilson Machado e Waldir Cardoso. O evento foi promovido pelo sindicato médico mineiro e a Federação Médica Brasileira (FMB).

FMB
Aliás, a FMB, que separou-se da outra federação nacional há cerca de dez anos, já congrega hoje 22 sindicatos médicos do Brasil, despontando como a maior entidade sindical médica brasileira, representando cerca de 400 mil médicos de todo o País. A FMB, vale ressaltar, teve como seu primeiro presidente o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, sendo a primeira sede da entidade localizada em Belém, no prédio do Sindmepa. Vida longa à FMB.

SEMINÁRIO
O Sindmepa, por meio de sua assessoria jurídica, organiza para final de maio um grande seminário para debater Direito Médico. Vão estar em pauta temas como o trabalho médico no Brasil, evolução das formas de contratação de médicos, fraude e constrangimento para composição de sociedades de trabalho médico, implicações fiscais da contratação como PJ, entre outros temas de extrema importância para o exercício profissional nos dias de hoje. O evento será no Sindmepa, nos dias 27 e 28 de maio.

CURSO
A parceria entre o Sindmepa e a Dalmass Escola de Líderes traz mais uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional. O curso “Gestão Financeira Empresarial” será ministrado pelo mestre em administração de empresas, Paulo Santos. Com vagas limitadas, será realizado no sábado, 07, das 08h30 às 12h30, no Sindmepa. Para participar, basta se inscrever e levar 1 quilo de alimento não perecível, que será doado a um projeto social. As inscrições podem ser feitas pelo whatsapp: (91) 98108-9067.

SAÚDE MENTAL
A situação da saúde mental em Santarém está crítica. Não há psiquiatras para o atendimento de emergência nos hospitais municipais e particulares. Não tem plantonistas, nem profissionais em regime de sobreaviso, à exceção da área ambulatorial do Caps. Na última sexta-feira aconteceu a Conferência Municipal de Saúde Mental do município. Nossa diretora, Nástia Irina, representa o Sindmepa no evento.

ALMODÓVAR
O Cine Sindmepa dá início ao mês das mães com a exibição do filme “Tudo sobre a minha mãe”, nesta terça-feira, 03. O filme de Pedro Almodóvar conta com Cecilia Roth, Marisa Paredes e Candela Peña no elenco. Acompanhe a programação da nossa Quarta Musical em nosso site e redes sociais.