qui

abr 18, 2024

Sindmepa Informa – 21.11.2021

ESCALPELAMENTO
A Comissão Estadual de Erradicação dos Acidentes de Motor com Escalpelamento tem reunião marcada com a deputada estadual Heloísa Guimarães, no dia 13 de dezembro, no Sindmepa. Vamos tratar sobre o projeto de lei de autoria da deputada, que trata da obrigatoriedade do uso da proteção nos motores das embarcações que navegam nos rios paraenses. Já existe legislação federal sobre o assunto, mas com a estadual espera-se apertar o cerco sobre os donos de embarcação que insistem em navegar sem proteção vitimando tantas mulheres e meninas em nossos rios.

REDENTOR
Médicos que trabalharam no Hospital Redentor, um dos hospitais referência da covid-19 em Belém (assim como o hangar), estão desde junho sem receber. O serviço foi terceirizado pela Sesma, porém denúncias que chegam ao Sindmepa dão conta de que a Secretaria está criando obstáculos para o envio de recursos para o pagamento dos profissionais. Até o último dia 16 os médicos não tinham recebido seus pagamentos.

ATRASOS
Aliás, as queixas sobre atrasos de pagamentos da Sesma também vêm dos médicos que prestam serviços nas Unidades de Pronto Atendimento. Há meses que os pagamentos estão em atraso em todas as Upas, mas o caso mais flagrante é o da unidade da Terra Firme, que não fez os pagamentos relativos ao mês de setembro, quando já era para estar pagando outubro. A direção da unidade diz que não houve repasse pela Sesma, evidenciando o descaso da Prefeitura para com os médicos, já que esta vem recebendo recursos diretamente do Governo Federal, e mesmo assim não tem honrado seu compromisso com a categoria.

AUDIÊNCIA
Desde o início da atual gestão que médicos prestadores de serviço da Sesma vêm denunciando atrasos de pagamento, sendo inaceitável a forma como os profissionais estão sendo prejudicados com a falta de regularidade em seus honorários. Estamos aguardando reunião com o secretário municipal de saúde e vamos solicitar audiência com o prefeito de Belém para discutir os problemas.

SAÚDE DO HOMEM
Este mês chamamos atenção para a campanha Novembro Azul, que visa estimular os cuidados com a saúde masculina, em especial para a conscientização e detecção precoce do câncer de próstata. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no período de pandemia houve uma redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer, na comparação entre 2019 e 2020; e o número de consultas urológicas no SUS também caiu, para 33,5%. Por esse motivo, a campanha deste ano enfatiza a importância dos homens retomarem seus cuidados com a saúde e comparecerem ao médico. Muito importante.

CINETEATRO
Nesta terça-feira, 23, o Cineteatro do Sindmepa exibe o filme “Alta ansiedade”, dirigido por Mel Brooks. O longa contém paródias de cenas dos filmes Vertigo, Psicose e Os Pássaros, em homenagem aos filmes de Alfred Hitchcock. Já na quarta-feira, 24, o espaço recebe o guitarrista, compositor, arranjador e diretor musical, Gileno Foinquinos. O show instrumental tem como destaque o EP mais recente, intitulado “O vôo do carapanã”. É sempre às 19h, com entrada franca. Anote aí.