sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Tudo junto e misturado: banjo, flauta e bateria na live de quarta

A próxima Quarta Musical do Sindmepa será com show do trio Chamote, formado por Luizinho Lins, no banjo amazônico; Silvio Barbosa, flauta; e Charles Matos, na bateria. Para o repertório do show, o grupo preparou uma seleção de canções autorais com muito carimbó, retumbão, banguê, desfeiteira, camelú e músicas híbridas, com dois ritmos. A live musical é na próxima quarta-feira, 22, às 19h, pelo perfil do trio no Instagram, @triochamote.

Os músicos definem o trio Chamote como um estudo/pesquisa que surgiu com o objetivo de criar uma proposta sonora com temas instrumentais autorais, inspirados nos ritmos regionais amazônicos, buscando aliar timbres do banjo amazônico do carimbó, das flautas: transversal e de barro; e bateria criando uma identidade musical pelo timbre e forma de tocar.

“O trio nasceu em 2013, a ideia foi juntar as três pesquisas que realizamos sobre ritmos amazônicos e os instrumentos que tocamos. Daí partimos para criar, através da linguagem instrumental, um repertório autoral com músicas mesclando nossas vivências, estudos/pesquisas nos ritmos amazônicos, buscando uma sonoridade atual”, conta Luizinho Lins.

Imagem: Divulgação

O nome do trio vem das olarias, onde se utiliza fragmentos de cerâmica já queimada e triturada, que é misturada ao barro, surgindo uma nova peça mais resistente. Isso, de certa forma, se assemelha à maneira como os músicos se dedicam para aperfeiçoar seus instrumentos. Silvio confeccionou sua flauta de barro no Paracuri, o banjo de Luizinho tem cordas de linha de pesca, igual ao dos banjoistas da zona do salgado, e Charles construiu sua bateria visando igualar-se aos tambores pesquisados.

“No Chamote podemos escoar esses aprendizados captados nessas pesquisas, tendo em nossas composições possibilidades instrumentais. Aproveitamos além do timbre, ritmo e melodias característico dessas manifestações populares, adicionando nossas vivências pessoais adquirida através do tempo, respeitando as formas simples e a linguagem dos mestres pesquisados”, ressalta Silvio Barbosa.

O trio de pesquisadores é premiado pela bolsa de pesquisa e experimentação do antigo IAP (Instituto de Artes do Pará), em anos diferentes, voltado para seu instrumento distinto. Atualmente, os músicos preparam seu segundo EP, por meio da Lei Aldir Blanc, com quatro canções inéditas que estarão no repertório do show.

Serviço:

Quarta Musical com trio Chamote
Dia: 22 de setembro
Hora: 19h
Local: Instagram @triochamote

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que