mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sindmepa Informa – 26.09.2021

DIEESE
Nosso diretor, João Gouveia, participou na semana passada de reunião do Dieese quando foram traçadas as diretrizes do planejamento estratégico para 2022. Entre os pontos aprovados estão a manutenção e ampliação da participação do órgão nas negociações salariais; os direitos conquistados pelos trabalhadores e o financiamento sindical.

TRANSPARÊNCIA
O Tribunal de Contas da União divulgou nesta semana informe manifestando preocupação com a falta de transparência e identificação na destinação dos recursos repassados aos Fundos de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O Sindmepa compartilha dessa preocupação e defende a criação de um Portal de publicidade oficial com informações sobre os contratos das Organizações de Saúde, onde os usuários possam ter fácil acesso aos dados referentes a administração da organização, seu procedimento de contratação, nomes e salários de pessoas físicas e jurídicas contratadas pela OS, entre outros. É preciso mais rigor e transparência nessas contratações para se evitar escândalos como temos acompanhado na mídia envolvendo essas organizações.

SEMANA
Um show do violonista Sebastião Tapajós será um dos pontos altos da Semana do Médico, que vai do dia 16 a 22 de outubro deste ano. Também fará parte da Semana a reabertura do Cine Sindmepa e a Quarta Musical especial (20.10). Outra atração da semana será a palestra do médico e escritor José Maria de Castro Abreu Junior, que fará um comparativo entre a Gripe Espanhola (1918-1920) e a pandemia do novo coronavírus. Ele é autor do livro O Vírus e a Cidade, que mostra os efeitos da Gripe Espanhola em Belém. Este ano também marcará a posse da nova diretoria colegiada, eleita para o triênio 2021-2024.

INSCRIÇÕES
O Núcleo Acadêmico do Sindmepa reabriu as inscrições para quem deseja compor a sua diretoria, para a gestão 2021-2022. Para se candidatar, é preciso fazer parte do projeto Acadêmico Aspirante do Sindmepa e atender aos requisitos para o cargo. As inscrições se iniciaram no último dia 22 e seguem até às 23h59, do dia 30 deste mês. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição com dados básicos e o link do currículo Lattes: https://bit.ly/39pSWa9.

FMB
Nosso diretor, e secretário geral da Federação Médica Brasileira, Wilson Machado participou da Reunião do Núcleo Dirigente da FMB, junto aos sindicatos do Nordeste, na semana que passou. A entidade se prepara para realizar eleições e definir sua nova diretoria, que será presidida por um sindicato do Nordeste. Os dirigentes ainda se reuniram com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco, visitaram o Hospital Otávio de Freitas e participaram de reunião com o vereador Tadeu Calheiros, na Câmara Municipal de Recife. A eleição da nova diretoria da FMB está marcada para acontecer entre os dias 4 e 5 de novembro.

QUARTA MUSICAL
Finalizando a agenda de shows deste mês, a Quarta Musical do Sindmepa transmite a apresentação do violonista, arranjador e compositor, Cizinho. Além de músico, Cizinho atua como diretor artístico, professor e participa de vários projetos musicais, tanto na capital como no interior do Estado. O show será transmitido nesta quarta-feira, 29, às 19h, pelo perfil do músico no Instagram, @magiadascordas.