abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa Informa – 12.09.2021

40 ANOS
O Sindmepa chega este ano aos seus 40 anos de fundação. Para marcar a data, estaremos organizando um grande evento, claro que respeitando todas as normas sanitárias impostas por conta da pandemia. Teremos show com Sebastião Tapajós, que já foi adiado uma vez em função da pandemia; e posse da nova diretoria. Vamos também lançar a versão digital da história do Sindmepa e a agenda dos 40 anos da entidade. Serão três dias de eventos, culminando com a posse da nova diretoria em 16 de outubro, data de fundação do Sindmepa. Marque na sua agenda desde já.

METROPOLITANO
Médico do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em regime de CLT, denuncia a falta de reajuste salarial há mais de 3 anos, pelo menos. Já questionaram algumas vezes o Departamento Pessoal do Hospital, mas a única resposta que obtiveram é que ainda não houve pactuação com o Sindicato. Informamos aos médicos e aos demais colegas do Metropolitano na mesma situação que vamos propor reunião para negociar o reajuste salarial com a entidade.

CASTANHAL
Uma comissão de médicos de Castanhal denunciou ao Sindmepa a ausência de pagamentos de plantões realizados em setembro e outubro de 2020 no Hospital Regional do município. Os gestores dizem que a Organização Social então responsável (Inai) não lhes repassou as verbas necessárias para honrar a despesa. Tentaram negociar diretamente com a OS, também sem sucesso. A dívida já passa de R$ 200 mil. Após receber os médicos no Sindicato, foi enviado um ofício à Secretaria de Saúde do Estado para que dê uma solução ao problema, já que os profissionais efetivamente prestaram serviços ao Hospital e, como tal, precisam receber.

NEGADO
A Justiça negou recurso interposto pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró Saúde) e outros três indivíduos, contra a atuação do MPPA em ação que levou à indisponibilidade dos bens da empresa. Os advogados da Pró-Saúde alegavam que caberia ao TCM e não ao MPPA a competência de julgar as contas da organização e solicitar medidas protetivas. Mas a desembargadora que julgou o caso destacou a legitimidade da função do MP enquanto órgão fiscalizador e não acolheu o recurso. O Sindmepa defende a atuação do MPPA na investigação e segue acompanhando o caso.

GRAVIDEZ
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta que o consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez é fator de risco para o desenvolvimento da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que pode levar a deficiências físicas e distúrbios de neurodesenvolvimento. A Campanha de Prevenção à SAF da SBP, ressalta que atualmente não há tratamento que leve à cura da síndrome, que pode levar a danos irreversíveis, como retardo mental e anomalias congênitas. Por isso, é importante que se reforce as ações de conscientização para a prevenção. Nunca é demais lembrar que álcool e gravidez não combinam.

LIVE
Com composições autorais e músicas de Caetano, Gilberto Gil, Djavan, Edu Lobo e outros, a Quarta Musical desta semana apresenta o show do cantor e compositor, Márcio Farias. Com 25 anos de carreira, o músico se prepara para gravar seu terceiro CD, “Veredas”. O show desta quarta-feira, 15, será transmitido ao vivo pelo perfil do cantor no Instagram, @marcio.farias.798, às 19h. Não perca!