mar 29, 2024

mar 29, 2024

Alonso Lins lança “Na foz do Amazonas”

O engenheiro e escritor Alonso Lins se prepara para lançar seu primeiro livro, “Na foz do Amazonas”, que retrata sua vivência em Breves, Belém e Macapá no século XX, de forma detalhada e cheia de emoção. Segundo o autor, esse tipo de registro faz muita falta para a região, seja pela falta de registros históricos ou de materiais duráveis que guardem a sua memória. A sessão de autógrafos está marcada para às 18h, do dia 1° de outubro, no auditório do Sindmepa.

Alonso Lins é natural de Breves, localizado na Ilha do Marajó, onde viveu a infância e o início de adolescência. Trabalhou como secretário municipal de obras e se candidatou a prefeito, motivado pela necessidade de fomentar a discussão sobre a questão ambiental. Formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e exerce a profissão desde a década de 70. Atualmente mora e trabalha em Belém, mas continua atuando politicamente nas demandas de sua cidade natal, mesmo que à distância.

“Eu tenho uma busca por melhores condições de vida na Amazônia. Desde a universidade eu procurei pautar minha vida em torno disso e sempre busquei, de uma maneira muito própria, externar isso. O livro é, na verdade, um resumo da minha vida e dessas buscas que fiz”, diz o autor.

O lançamento do livro será realizado com sessão de autógrafos

Segundo Alonso, o livro é uma tentativa de fazer um registro da sua história no interior, na cidade grande, universidade e vida profissional. Ele começou a escrever textos como forma de deixar registrado como sua vida mudou de forma acentuada.

“Sempre trabalhei com engenharia elétrica mas, paralelamente a isso, procurei fazer um trabalho político dentro daquilo que eu acredito que seja uma política que nos traga melhores resultados em termo de vida e coletivismo. Então, no livro, indiretamente, eu procuro mostrar isso. Como se deu essa vivencia, essa formação dentro de uma família que sempre se inquietou por essas questões, a começar por meu pai e meu avô”, relembra Alonso.

O escritor conta ainda que a proposta de transformar seus escritos em livro veio da pessoa a quem ele pediu uma verificação técnica e que nenhum de seus familiares sabia da existência da obra, mas assim que tomaram conhecimento exigiram um evento de lançamento.

“O livro tenta registrar a história da minha família, da forma de vida que experimentamos no interior, das mudanças que ocorreram nesse período e da minha vivência com a cidade grande em ocasiões diferentes, inclusive após essas mudanças”, conclui.

Serviço:

Lançamento do livro “Na foz do Amazonas”
Dia: 1° de outubro
Local: Rua Boaventura da Silva, n° 999