sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Pré-natal qualificado contribui para evitar complicações na gravidez

A assistência pré-natal qualificada é o acompanhamento multiprofissional ambulatorial da gestante, que visa observar a evolução da gravidez. Além de diagnosticar, tratar e controlar as doenças pré-existentes e as que podem surgir durante a gestação, com risco de comprometer a saúde ou a vida da mãe e da criança, garantindo o bem-estar físico e mental da gestante.

O pré-natal deve começar assim que descoberta a gravidez, principalmente, em casos de gestação avançada, e só deve ser concluído após o parto com a avaliação de revisão. As consultas devem ser mensais até o 8º mês de gestação, quando passam a ocorrer a cada quinze dias. Já no 9º mês as consultas devem ser semanais, para evitar o surgimento de complicações quem costumam ocorrer no final da gestação.

A assistência pré-natal tem como objetivo evitar possíveis complicações antes e durante o parto, como identificar doenças pré-existentes, detectar doenças especificas da gestação, orientar hábitos saudáveis, alertar sobre os perigos quanto ao consumo de álcool e outras drogas, garantir as vacinas próprias para o período gestacional, prevenir e detectar malformações fetais, bem como a transmissão vertical de Sífilis, HIV e Hepatite B, diagnosticar e assistir casos de incompatibilidade sanguínea, tratar algumas doenças do feto ainda no útero, evitar a morte da mãe, entre outros.

O pré-natal qualificado pode diminuir significativamente a mortalidade materna, fetal e infantil. As síndromes hipertensivas representam quase a metade das mortes maternas, sendo perdas com forte vínculo com a qualidade do pré-natal, assim como as infecções puerperais. Neste período de pandemia o fluxo e horários diferenciados para gestantes são essenciais, bem como, a garantia de segurança para que não faltem ao pré-natal.

Com informações de Comitê Estadual de Prevenção de Morte Materna, Fetal e Infantil; Coordenação Estadual de Saúde da Criança; Coordenação Estadual de Saúde da Mulher.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que