ter

ter

abr 16, 2024

Márcio Macedo reúne MPB e músicas regionais em live

Muito ligado à música popular e apaixonado pela música nordestina, o cantor, compositor, violonista e produtor cultural, Márcio Macedo é o próximo a se apresentar nas Quartas Musicais. O músico antecipa que parte do repertório será dedicada às obras de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, entre outros artistas, além de músicas autorais, paraenses e MPB. A live será transmitida na quarta-feira, 16, às 19h, no perfil de Márcio no Instagram, @marciomacedo1, com abertura pelo perfil do @Sindmepa.

Natural de Belém, Márcio Macedo iniciou o curso de Educação Artística com habilitação em música, na UFPA em 1997, onde pôde participar das primeiras edições da Bienal de Cultura da UNE, em Salvador-BA, 1999, e Rio de Janeiro, 2001, apresentando músicas autorais nas mostras do evento. Participou ainda de inúmeros festivais como compositor e intérprete, destacando-se no 21° Festival da Canção de Boa Esperança, em Minhas Gerais, com a canção vencedora “Negro Sol” 2001.

“A música vem no DNA. Eu e meus irmãos tivemos uma infância muito carregada de música. Meu pai sempre foi muito apaixonado por música e trouxe para nossa casa a paixão pelo Nelson Gonçalves, que passou para o meu irmão mais velho; e tenho uma mãe muito apaixonada pela música romântica. Então, veio no meu DNA com certeza. Desde muito cedo eu era louco por música”, relembra Macedo.

(Imagem: Divulgação)

O músico conta ainda que quando completou 13 anos sua mãe sugeriu que aprendesse a tocar violão e ele aceitou. Dois anos depois, Márcio já estava tocando na noite, conforme as oportunidades iam surgindo. Em 2001 passou a trabalhar com produção cultural, realizando seu primeiro projeto intitulado “Circuito MPB nas Escolas”. No ano seguinte veio a criação da M.M Produções, produtora da qual é sócio, e passou a desenvolver projetos de maior envergadura, a exemplo do Festival do Carimbó, de Marapanim.

Recentemente o violonista lançou o seu primeiro EP virtual “Mar Adentro”, produzido em parceria com Delcley. O EP conta com participações especiais de Allan Carvalho, Ronaldo Silva, Lucinha Bastos e a filha do músico, Anabela, de seis anos. Macedo adianta que algumas composições estarão no repertório da live.

“O EP Mar Adentro foi lançado em abril, depois de muitos anos compondo, participando de festivais e fazendo vários shows autorais, mas nunca havia preparado um EP. Foi muito em função da pandemia, eu trabalho em paralelo a música na área de produção e a pandemia fez com que eu mergulhasse de volta naquele ócio criativo. Eu passei março, abril, maio e junho muito próximo da música e da composição e resolvi colocar para fora esse trabalho”, conta o músico.

Serviço:

Quarta Musical com Márcio Macedo