abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa Informa – 23.05.2021

SUCESSO
Foi super bem-sucedida a campanha lançada pelo Diretório Acadêmico de Medicina da UFPA e encampada pelo Sindmepa em prol da vacinação dos acadêmicos que estão no Internato, com quase totalidade do grupo já vacinado. Agora a campanha se mantém pela vacinação dos demais estudantes, que residem em 20 municípios paraenses, com prioridade aos alunos do ciclo clínico. O Sindmepa encaminhou ofício às prefeituras do interior informando a necessidade de vacinação dos estudantes que moram no interior, mas estudam nas escolas médicas de Belém.

NOVO TAG
Médicos que estão trabalhando na linha de frente de combate à covid-19, em Belém, voltaram a ter assegurado o pagamento de valores diferenciados de plantões, no município, pelo menos enquanto vigorar o estado de calamidade pública provocado pela pandemia. Foi finalmente assinado o novo Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), que permite a contratação de médicos com remuneração acima do limite constitucional, com a assinatura de contratos que respaldam os médicos prestadores de serviço. A assinatura do Termo entre médicos e órgãos da administração pública e de fiscalização foi intermediada pelo Sindmepa e pelo Ministério Público do Estado.

MORTES
Relatório elaborado pelo Dieese mostra um aumento de mais de 70% no número de desligamentos por morte de trabalhadores com carteira assinada no Brasil no primeiro ano de pandemia no País. Os trabalhadores ligados às atividades de atenção à saúde foram os mais penalizados com crescimento de 75,9%. Entre os médicos, o desligamento por mortes teve um salto de mais de 200%. Texto completo sobre o assunto em https://bit.ly/3bFQnSD

EXAMES
O Sindmepa acompanha com preocupação a tramitação do Projeto de Lei 1083/2021, do deputado Kim Kataguiri (DEM/SP) que propõe mudanças à CLT no que se refere a obrigatoriedade de exames médicos periódicos admissionais e demissionais de trabalhadores. Ele quer excluir da CLT os exames para a maioria dos trabalhadores argumentando a necessidade de redução de custos para as empresas. Ora, o que precisamos é de mais ações pela saúde do trabalhador e não a retirada dos poucos direitos que ainda temos. É preciso entrar no site da Câmara e votar na enquete contra o projeto.

UM ANO
Há exatamente um ano, quando o Brasil experimentava o auge da primeira onda da covid 19, lançamos o serviço Atualizações da covid, uma série de artigos e estudos publicados de segunda a sexta-feira, com objetivo de manter a comunidade médica e acadêmica atualizada sobre a doença provocada pelo novo coronavírus. Nesse período foram 233 artigos publicados e milhares de acessos no site. Cumprimos nosso papel institucional de também oferecer atualização científica aos médicos e ainda contribuímos no combate às fake News.

QUARTAS MUSICAIS
O Duo de violão e clarinete, de Paulo Robson e Tiago Amaral, é a próxima atração a se apresentar nas Quartas Musicais do Sindmepa. Os músicos prometem um passeio pela música brasileira, no repertório, grandes obras do choro, samba e bossa nova, além de músicas autorais. A apresentação do duo está marcada para quarta-feira, 26, no perfil do violonista, @paulopokah, com abertura pelo perfil do @Sindmepa, às 19h, no Instagram.