mar 29, 2024

mar 29, 2024

Atualizações da covid-19: um ano de bons conteúdos e combate à Fake News

Há exatamente um ano, quando o Brasil experimentava o auge da primeira onda da covid 19, o Sindmepa lançou no site da instituição o serviço Atualizações da covid. Atualizada de segunda a sexta-feira, a área tem o objetivo de manter acadêmicos e profissionais da área de saúde e quem mais tiver interesse bem informados sobre os estudos e orientações protocolares em torno da doença que surgiu com o novo coronavírus. Nesse período, foram 233 artigos publicados e milhares de acessos no site.

“O Sindmepa cumpre seu papel institucional de também oferecer atualização científica aos médicos. Os artigos também são um registro do desvendar da fisiopatologia da doença e tratamento dos pacientes acometidos de covid-19”, explica o diretor Waldir Cardoso, idealizador e responsável pelas publicações diárias.

A ideia de trazer para o site uma literatura rara no dia a dia de publicações tradicionais veio com a crescente demanda por artigos e informações atualizadas sobre a doença, especialmente entre profissionais e acadêmicos de saúde num momento em que a desinformação dava lugar a fake news claramente prejudiciais à saúde da população.

Os artigos e textos são literalmente “garimpados” pelo diretor Waldir Cardoso em revistas científicas nacionais e internacionais, jornais e plataformas de acesso exclusivo a assinantes, que são traduzidas e ganham um formato de leitura mais direta.

Na aba estão fontes, links importantes e a referência dos trabalhos mais recentes. Uma delas é a plataforma Pubcovid 19, que apresenta artigos publicados e indexados nas plataformas Pubmed e Embase. Acadêmicos e profissionais de saúde também podem contribuir com artigos científicos enviando materiais para o Whatsapp do Sindmepa (91) 98895-3102 ou para o e-mail waldir.cardoso@sindmepa.org.br.

Para ver os artigos publicados e acompanhar as novas publicações é só acessar o site do Sindmepa (www.sindmepa.org.br) clicar na aba Pandemia>Atualizações da Covid-19. As atualizações também podem ser acompanhadas pelas redes sociais do Sindmepa.