abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa Informa – 25.04.2021

ACIDENTE DE TRABALHO
Em Minas, uma decisão da Justiça do Trabalho pode se tornar jurisprudência e ajudar a fazer justiça à famílias de vários profissionais vítimas fatais da covid 19 no ambiente de trabalho. Um juiz mineiro reconheceu como acidente de trabalho a morte por Covid-19 do motorista de uma transportadora. A família alegou que ele foi contaminado no exercício de suas funções. A decisão pode jogar luz a dezenas de casos de profissionais de saúde mortos em decorrência da covid-19. Para o juiz, ficou claro que o motorista foi contaminado em decorrência do trabalho. O caso vem sendo acompanhado de perto e analisado por nosso jurídico.

PISO
O Sindmepa declara total apoio à proposta de projeto de lei em tramitação no Senado, que prevê um piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras da rede pública e privada. Pelo menos 52 mil enfermeiros já foram contaminados com o novo coronavírus e muitos dos trabalhadores da área da saúde já perderam a vida no enfrentamento à covid-19. A lei determina que todo trabalhador tem direito a um piso salarial proporcional à complexidade de seu trabalho. Uma luta mais do que justa.

CASO BILLY
Não podemos deixar de registrar na coluna a agilidade do trabalho de investigação da Polícia Civil do Pará no caso do assassinato do estudante de medicina, Billy Marley Júnior, morto em fevereiro, aos 23 anos, vítima de latrocínio. Billy era membro do projeto Acadêmico Aspirante, do Sindmepa, e sua morte chocou os meios acadêmicos pela brutalidade com que foi executado. O Sindmepa enviou ofício à Secretaria de Segurança Pública pedindo providências, recebeu retorno de que diligências estavam em curso e, esta semana, foi informado que o crime foi desvendado. Um alento para a família e amigos de Billy. Parabéns aos envolvidos.

SALÁRIOS
Esta semana o Sindmepa solicitou reunião com o secretário de saúde, Maurício Bezerra para discutir a defasagem salarial dos médicos da Sesma, entre outras questões. Vamos destacar na audiência a necessidade de reajuste do salário base dos servidores, fixado desde maio de 2017 em valor abaixo do salário mínimo.  reajuste de gratificações congeladas desde 2015 e a regularização do vínculo dos médicos com o município. Hoje mais de 80% dos médicos da Sesma não possuem qualquer tipo de vínculo trabalhista.

UPA DAICO
O Sindmepa recebeu a denúncia de que médicos da UPA de Icoaraci estão com salários atrasados. A promessa de pagar os profissionais no dia 10 evaporou-se. E nem mesmo a data de pagamento do governo anterior, no dia 20, vem sendo respeitada. Os médicos relatam que o salário costuma cair dois dias após o empenho, porém até o fechamento desta coluna os médicos da UPA ainda não haviam recebido os seus honorários.

LIVE
A live musical desta semana será com os irmãos Armando de Mendonça e Thales Branche, um duo de violino e violão. O repertório da dupla abrange desde temas tradicionais do choro brasileiro, o melhor da música nordestina e versões emblemáticas da música popular paraense. A programação desta quarta, 28, tem início no perfil do @Sindmepa no Instagram, às 19h, e segue no perfil do músico @armandinhodemendonca. Não perca!