WhatsApp: (91) 8895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386
Afiliado a:

Santarém: Vistorias revelam situações de risco a pacientes

0

Falta de especialistas, medicamentos e equipamentos foram alguns dos problemas detectados em vistoria realizada pelo Ministério Público do Pará e o Conselho Municipal de Saúde de Santarém ao Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo e à UPA 24h do município do oeste do estado. A delegada sindical do Sindmepa, Dra Nástia Santos acompanhou ambas as vistorias e deu detalhes sobre a visita.

Durante a visita ao Hospital Municipal foram vistoriados os setores de atendimento, alas com leitos para pacientes com covid-19 e de controle de medicamentos. Bem como foram ouvidos pacientes e acompanhantes sobre o serviço prestado pelo hospital.

De acordo com Nástia Santos, o relatório elaborado pelo Conselho sobre o Hospital Municipal aponta situações que colocam em risco a vida dos pacientes. Como a falta de especialistas, medicamentos e a falta de equipamentos como ventiladores e bombas de infusão na sala de estabilização, onde ficam os pacientes graves. Segundo informações do MPPA, após a visita também será feito um relatório da vistoria.

No sábado, 27, o MPPA e o CMS realizaram vistoria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Santarém. A visita também detectou uma série de problemas no local, como a falta de equipamentos essenciais ao atendimento dos casos graves da Covid-19 e o número reduzido de profissionais para atender a grande demanda de pacientes, além da sobrecarga para os profissionais que atuam na UPA.

A vistoria foi realizada no âmbito de procedimentos instaurados em outubro de 2020 o qual tem como objeto a fiscalização e acompanhamento dos serviços públicos de saúde prestados no HMS, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), geridos pela Organização Social Instituto Mais Saúde.  Outro procedimento foi iniciado em 2016, com enfoque especial nas condições de estrutura física, equipamentos, profissionais, especialidades, e politica de humanização das unidades municipais de saúde pública em Santarém.

“Estaremos sempre alerta para acompanhar as condições de atendimento das unidades de saúde de Santarém e, assim, contribuir para melhorar a saúde da população “, resume a Dra Nástia Santos.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará