mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sindmepa Informa – 14.02.2021

VACINA
Em reunião com a diretoria colegiada do Sindmepa, na semana que se encerrou, o secretário municipal de saúde de Belém, Maurício Bezerra, informou que a Sesma vai liberar 300 doses de vacinas para profissionais de saúde que se enquadrem no grupo de 60 anos ou mais e que sejam portadores de comorbidades. Caberá aos Conselhos das categorias enviar a relação desses profissionais para a Sesma, com a devida comprovação do seu perfil. A entrega dessas vacinas foi aprovada em reunião de um Grupo de Trabalho composto pelos Conselhos, Sesma e o Ministério Público, entre outros entes, considerando-se a exposição a que esses profissionais estão submetidos no exercício de suas atividades laborais.
SALÁRIOS
Na mesma reunião, o titular da Sesma foi questionado por membros da diretoria sobre pagamentos de médicos prestadores de serviços à Prefeitura que se estendem, muitas vezes, até o dia 20 do mês subsequente ao do serviço prestado. Ele garantiu que esse problema, que vem de gestões passadas, está em vias de se regularizar. Já existe a garantia do pagamento todo dia 10, mas a Sesma está trabalhando para manter os pagamentos sempre no 5º dia útil de cada mês.
VEM VACINA
Nesta semana em que os profissionais de saúde de Belém receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19 vale lembrar que, mesmo após a aplicação das duas doses do imunizante, é necessário manter os cuidados de prevenção contra o vírus, a produção de anticorpos IgG leva em média 36 dias para se completar. O Sindmepa reafirma a necessidade do uso de máscara e álcool em gel e o distanciamento social para, juntos, vencermos a covid 19 que já nos levou tantos entes queridos.
MÉDICOS DE CASTANHAL
Esta semana, denúncias que chegaram ao Sindmepa dão conta de que médicos que atuam na atenção primária, em Castanhal, estariam atendendo sem contrato assinado e recebendo sem reajuste salarial, há oito anos. Nem mesmo a inflação vem sendo coberta e os médicos estariam recebendo seus honorários sem a gratificação por insalubridade. O Sindmepa enviará ofício à Secretaria Municipal de Saúde do município pedindo informações oficiais sobre o problema para encaminhar as providências cabíveis.
DENÚNCIA
Ainda de Castanhal, fomos informados de que a Associação Beneficente São José (ABSJ) exige que seus médicos emitam notas fiscais Pessoa Jurídica para receber o pagamento de seus plantões. Acontece que mesmo com tal prática, nitidamente para fraudar a legislação trabalhista, os médicos estão há mais de três meses sem receber seus vencimentos, o que está causando inúmeros transtornos. Vamos tomar as providências legais e comunicar a prática aos órgãos competentes.
SUSPENSO
Enviamos ofício ao titular da Sesma solicitando informações sobre a suspensão do abono de final de ano pago aos médicos dos Hospitais Mário Pinotti e Maradei Pereira para evitar a falta de profissionais no final de ano. O abono foi suspenso, unilateralmente pela Sesma que não comunicou ao Sindmepa e teria a intenção de substituí-lo por uma gratificação a ser paga a partir deste mês aos que atuam na linha de frente de combate à covid-19. Quem já trabalhou e não recebeu o abono ficou descontente, com razão. Pedimos ao secretário um posicionamento sobre o assunto.