mar 29, 2024

mar 29, 2024

Médicos da Sesma decidem aguardar solução sobre pagamentos atrasados

Em Assembleia Geral realizada ontem, 25, médicos da Sesma decidiram aguardar posicionamento da Secretaria sobre os pagamentos atrasados dos plantões realizados no mês de dezembro e o abono de final de ano, pactuado com a Sesma. O titular da Sesma sinalizou, em ofício enviado ao Sindmepa, que a Secretaria está buscando soluções para os problemas. A AGE aconteceu após médicos da Sesma procurarem o Sindmepa, a fim de solucionar o atraso de seus pagamentos, pois um comunicado divulgado no dia 03 de fevereiro, com informações da secretaria, afirmou que os médicos prestadores de serviço da Sesma, mediante contrato já estariam com o empenho de pagamento realizados e iriam receber seus proventos normalmente.

Segundo os médicos, seus honorários estariam sendo pagos apenas no dia 20 do mês seguinte aos serviços prestados, quando o ideal seria receber, no máximo, até o quinto dia útil do mês. Sobre isso, o secretário de saúde Maurício Bezerra garantiu, em reunião da diretoria colegiada realizada no último dia 09, que o pagamento dos honorários seria regularizado, sendo feito no dia 10 de cada mês e que a Sesma trabalhava para manter os pagamentos no quinto dia útil.

Em resposta ao ofício enviado sobre a situação dos médicos, o Sindmepa recebeu, no dia 23, resposta da Sesma sinalizando a intenção de pagar o abono herdado da gestão passada e o próprio secretário de saúde em reunião da diretoria colegiada comprometeu-se a rever e atualizar datas de pagamento de plantões. Lembrando que a dívida da Prefeitura com os médicos é impessoal, cabendo a responsabilidade em honrá-la ao gestor em exercício. A atitude dos médicos do município demonstra boa vontade e interesse em resolver as questões da melhor maneira possível, sem prejuízo à saúde da população.