abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa Informa – 13.12.2020

CALOTE
Médicos do Hospital Regional Público do Tapajós vão suspender atividades na enfermaria do hospital por conta de atrasos nos pagamentos desde setembro deste ano. O aviso da suspensão dos serviços foi comunicado com 24 h de antecedência à direção clínica com a recomendação ao hospital para que  providencie substituição. O aviso foi encaminhado também à direção do Instituto Panamericano de Gestão e à Golden Serviços Médicos, responsáveis pela gestão do hospital.
AÇÃO
O Ministério Público do Trabalho (MPT) move ação cível pública contra o estado e as Organizações Sociais Medplantões, Via Care e Santa Casa de Pacaembu, por conta de atrasos de pagamentos dos médicos que prestaram serviços nos hospitais de referência da Covid em Belém: o hospital de campanha e o Abelardo Santos. O Sindmepa, que denunciou diversas vezes o não pagamento de médicos, foi arrolado como testemunha.
PERITO AD HOC
O CFM, finalmente, publicou parecer sobre a ação de médico perito ad hoc. Uma das exigências fixadas no parecer para que médicos funcionem como peritos em localidades onde não existe perito oficial, é a presença de dois médicos no local dos exames e perícias exigidos. É inválido o exame realizado por um só perito não oficial. O parecer completo do CFM pode ser acessado no endereço:  https://bit.ly/3mYPqbQ

CADASTRAMENTO
Já está disponível para os moradores de Belém o formulário de cadastramento on line no SUS. Todos devem fazer o cadastramento, independentemente se é usuário do SUS ou se possui plano de saúde. O cadastramento permite ao governo traçar políticas públicas com base em números mais próximos da realidade, levando ações de atenção básica à maioria da população. O endereço para se cadastrar é: www.sistemas.belem.pa.gov.br/cadastro-sus.

DEMOGRAFIA
A desigualdade na distribuição de médicos pelas regiões e estados brasileiros ainda é o maior desafio para os gestores do País na área da saúde. É o que aponta o estudo “Demografia Médica no Brasil 2020”, realizado pelo Conselho Federal de Medicina, em parceria com a Universidade de São Paulo, que mostra que o número de médicos no Brasil mais que dobrou nos últimos 20 anos, indo de 230.110 para 502.475. A concentração de médicos nos grandes centros ainda é uma constante, em nossa opinião, por falta de uma política de fixação do médico brasileiro em áreas periféricas. O Pará apresenta a menor média de médicos por mil habitantes, 1,07, cinco vezes menos que Brasília.
LIVE
Os amantes da música têm novamente a oportunidade de assistir a um show da cantora Dayse Addario e do violonista Ziza Padilha. Eles voltam a se apresentar em live nas Quartas Musicais na próxima quarta, 16. No repertório, músicas que marcaram os 30 anos de carreira da cantora e canções natalinas. A transmissão será feita pelo Facebook do Sindmepa, às 19h30. O show da dupla encerra a programação do ano e marca a despedida de José Maria Bezerra, renomado músico e professor de uma geração de músicos paraenses, que coordenou o projeto até então. O Sindmepa agradece a parceria e deseja sucesso ao professor.