ter

maio 21, 2024

ter

maio 21, 2024

Cuidados com a saúde durante as festas de fim de ano

Com as festas de fim de ano é preciso manter os cuidados com a saúde e a alimentação. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação, pois em excesso pode causar o enrijecimento das artérias e contribuir para o acidente vascular encefálico e infarto agudo do miocárdio. Os pacientes hipertensos devem ficar ainda mais atentos aos cuidados, pois a pressão alta pode piorar com o consumo de álcool. A neste caso a recomendação é manter uma boa hidratação com água.

Além disso, devido à variedade de alimentos na ceia de natal e ano novo a melhor alternativa é substituir alimentos com gorduras ruins por saudáveis. Utilizar óleos vegetais no preparo dos alimentos e incluir as castanhas, como as nozes, amêndoas, castanhas de caju e a do Pará, as sementes de linhaça e abóbora, e o peixe são excelentes opções para os pratos.

O consumo destes alimentos ajuda a aumentar os níveis sanguíneos de HDL – C, colesterol bom, e contribuem para evitar a aterosclerose, ou seja, o acúmulo de gordura na parede das artérias que pode causar obstrução, impedindo a passagem do sangue. Para evitar transtornos com a saúde durante as festas, utilizar alimentos com fibras, frutas, verduras, legumes e carnes magras ajudam a proporcionar uma ceia mais saudável.

O cirurgião vascular Flávio Macedo, membro da Comissão do Departamento de Embolização da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), dá dicas para evitar problemas e garantir bons momentos com a família:

• Não abusar do álcool;
• Preferir comidas leves e menos gordurosas;
• Boa hidratação;
• Reunir poucas pessoas para manter o distanciamento social;
• Uso de máscaras em pessoas que não convivem no mesmo ambiente;
• Preferir ambientes abertos com renovação de ar;
• Não permitir que pessoas com sinais e sintomas de síndrome gripal participem;
• Higienização adequada das mãos.

Com informações de Agência Brasil