qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 01.11.2020

SUSPENSO
Por conta do aumento do número de casos de Covid 19, tanto em Belém quanto em outros municípios do estado, a diretoria do Sindmepa decidiu que o Cineteatro voltará a fechar suas portas para eventos presenciais, a partir desta semana. A única exceção é a apresentação do músico Salomão Habib, que será mantida, presencialmente, no próximo dia 4, às 19h30. Após isso, vamos aguardar que as estatísticas da pandemia voltem à normalidade para reavaliar a possibilidade de reabertura do espaço.
EXORBITANTE
No início de outubro, a UEPA lançou o tão esperado edital do Revalida. Mas qual não foi a surpresa dos candidatos ao se deparar com o valor fixado para habilitação à prova teórica:  singelos R$ 3.631,09, uma exorbitância até mesmo para quem está empregado. Ora, se os médicos potencialmente aptos a prestar o exame estão desempregados ou em subempregos por falta de revalidação do diploma é, no mínimo, um contrassenso a cobrança de taxa tão absurda. Fica o nosso protesto e a esperança de que a Uepa possa rever sua política de preço para esse tipo de seleção.
ATRASOS
Médicos do Hospital Municipal de Tucuruí denunciaram ao Sindmepa que a empresa GME – Gestão Médica Especializada Serviços Médicos Ltda, que gerencia o hospital, não vem pagando em dia os honorários médicos. Além do HMT, a empresa gerencia também o Samu e a UPA do município. Os informes são de que somente parte dos médicos do hospital recebeu o mês de setembro. O pessoal da UPA e do Samu não teria recebido nada. O Sindmepa vai oficiar a Prefeitura, a empresa, MPT e MPE.
PARAUAPEBAS
Sem ter obtido qualquer resposta da Prefeitura de Parauapebas sobre se os plantões serão reconhecidos como verbas remuneratórias, para efeito de cálculo de 13º e férias, o Sindmepa decidiu entrar na justiça para que os médicos tenham esse direito garantido. No mês passado, a Procuradoria Geral do Município emitiu parecer (182/2020) reconhecendo que os plantões devem ser considerados para efeito de cálculos de férias e décimo. Desde 2013 que os médicos (as) que trabalham no município não recebem esses benefícios com base nos plantões realizados. Espera-se que, finalmente, esse equívoco seja corrigido.
HOMENAGENS
Na última quarta, o Sindmepa promoveu um evento com homenagens aos profissionais que atuam e atuaram no combate à covid-19. Na cerimônia curta que aconteceu no cineteatro, também foram mencionados os 49 médicos paraenses que faleceram devido ao vírus. O evento também marcou o lançamento do livro de poesias e crônicas “A arte feminina que cura”, organizado pela diretora do Sindmepa e Presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Helena Brígido, em parceria com 10 médicas coautoras.
SALOMÃO
O renomado músico, Salomão Habib será a próxima atração das Quartas Musicais do Sindmepa. Referência do violão na Amazônia, Salomão interpretará obras de Manuel Maria Ponce, Villa Lobos e composições autorais. O show será realizado no Cineteatro, nesta quarta, 04, atendendo as medidas de segurança e prevenção à covid-19. Porém, a transmissão ao vivo será mantida, desta vez pelo perfil do sindicato no Facebook, @Sindmepa, às 19h30.