WhatsApp: (91) 8895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386
Afiliado a:

Sindmepa questiona candidatos sobre propostas para a saúde

0

O Sindicado dos Médicos do Pará enviou documento aos 12 candidatos que disputam a prefeitura de Belém, com questionamentos sobre as propostas para a saúde. O objetivo da iniciativa é que, a partir do material enviado pelo Sindmepa, os candidatos possam aperfeiçoar e expandir suas propostas para essa que é uma das áreas que mais preocupam os eleitores.

O documento elaborado pelo Sindmepa expõe o cenário da saúde na capital, além de elencar as três principais causas de internações no município: doenças do aparelho respiratório, causas externas e doenças infecciosas e parasitárias. “Nos preocupa a mortalidade por causas externas que ceifam vidas principalmente dos jovens (70% na faixa de 10 a 39 anos). Os que sobrevivem têm sequelas pelo resto da vida”, relata o documento.

Outra situação exposta no documento é o salário básico do médico especialista em Belém. O valor é menor que um salário mínimo. “A contratação de médicos vocacionados e qualificados para a atenção primária é necessária, inadiável e um desafio para a próxima gestão municipal, caso tenha a real intenção de oferecer serviço de saúde de qualidade aos nossos munícipes”, expressa o Sindmepa.

Além disso, a capital conta com uma rede municipal de saúde insuficiente para atender à população. Mesmo com reformas e UPAS construídas, a população e os profissionais de saúde sofrem com a falta de insumos básicos e equipamentos fundamentais no atendimento, o que inclui exames, vacinas e a garantia de medicamentos à população.

A diretoria do sindicato formulou 12 questionamentos a serem respondidos objetivamente pelos candidatos, a fim de registrar suas posições e compromissos. O candidato do PSTU Cleber Rabelo respondeu ao documento, mas não às perguntas formuladas. O Sindmepa aguarda as respostas dos demais candidatos e se disponibiliza a dialogar sobre as demandas da área saúde para que os programas de governo tragam propostas que realmente contribuam para melhorar o atendimento à população.

Leia o documento na íntegra: https://bit.ly/3kgBGbh

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará