qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Universidade do Estado do Pará vai fazer Revalida

Em ofício enviado ao Sindmepa, instituição confirmou que preparara edital. Lançamento será em 30 dias.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) anunciou que lançará, nos próximos 30 dias, edital para realização, no Estado, de provas para revalidar diplomas em Medicina obtidos no exterior. O anúncio foi feito pelo reitor da instituição, Rubens Cardoso da Silva, em ofício enviado ao Sindicato dos Médicos (Sindmepa).

O documento foi em resposta à demanda apresentada pelo Sindmepa que tem defendido a realização do Revalida no Estado.

Hoje, segundo dados da Associação de Médicos Estrangeiros no Pará, há cerca de 500 médicos à espera do exame para validar os diplomas. A estimativa é de que, desses, metade é formada por médicos cubanos que trabalharam durante o pico da pandemia do novo coronavírus, mas que, após ação movida pelo Conselho Federal de Medicina, ficaram sem poder atuar em razão de não terem diplomas validados no País.

No ofício enviado ao Sindempa, o reitor da Uepa ressaltou que somente com o lançamento do edital será de conhecimento público o número de vagas ofertadas pela instituição.

No ofício, a Uepa reconheceu que, nos últimos anos, houve aumento da procura pelo Revalida. Em razão disso, no ano passado, a instituição formou uma comissão para discutir e elaborar um termo de referência sobre a questão, uma vez que a instituição não possuía uma resolução que permitisse praticar a revalidação de diplomas obtidos no exterior.

No documento, o reitor esclarece que Universidade está finalizando os estudos para o arcabouço legal e procedimental a fim de lançar o edital. Ainda não foi fechado o número de vagas a serem oferecidas.
Até o momento, apenas a Uepa manifestou interesse em realizar o Revalida no Pará. Em nível federal, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu na segunda-feira, 21, as inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional. O prazo termina em 2 de outubro.

Leia o ofício enviado pela Uepa na íntegra.

Serviço

As inscrições para o Revalida do Inep podem ser feitas pelo endereço http://revalida.inep.gov.br/revalida/.
As provas estão marcadas para 6 de dezembro em 13 capitais, incluindo Belém.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que