qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa quer discutir Revalida com autoridades de saúde e educação do Estado

O Sindmepa enviou ofício ao governador Helder Barbalho, aos reitores da UEPA e UFPA e ao Secretário de Saúde do Estado do Pará, Rômulo Rodovalho Gomes, para discutir a regularização da situação de 500 médicos formados no exterior que estão em território paraense e não podem atuar legalmente por não ter seu diploma revalidado dentro das normas legais brasileiras.

O Exame Nacional de Revalidação de diplomas médicos é coordenado e organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a colaboração das universidades públicas participantes. A Universidade do Estado do Pará, manifestou interesse em realizar o Revalida, porém há informações de que serão ofertadas somente 100 vagas. Já a Universidade Federal do Pará, não demonstrou nenhum interesse no exame. Vale lembrar que o último exame de revalidação aconteceu em 2017.

Segundo a Associação de Médicos Estrangeiros no Pará, existem cerca de 500 médicos à espera do exame para revalidar seus diplomas e atender à população legalmente. Sendo que parte destes médicos são estrangeiros e quase 50% são brasileiros formados no exterior. A associação ressalta ainda, que muitos destes profissionais atuaram no programa “Mais Médicos” e durante a pandemia nas unidades de saúde.

No ofício enviado às autoridades, o Sindmepa solicitou reunião com o governador Helder Barbalho e representantes da Associação de Médicos Estrangeiros, para defender que a UEPA possa realizar o Revalida 2020 com no mínimo 400 vagas e etapas pré-definidas. O Sindmepa também solicitou reunião ao Secretário de Saúde do Estado do Pará, Rômulo Rodovalho Gomes e aos reitores Emmanuel Zagury Tourinho (UFPA) e Rubens Cardoso da Silva (UEPA) para discutir medidas para a realização do Revalida com o maior número possível de vagas ofertadas, inclusive de complementação curricular se necessário.

O Revalida 2020 está marcado para acontecer no dia 06 de dezembro e as inscrições para o exame devem ser realizadas a partir de hoje, 21, no endereço http://revalida.inep.gov.br/revalida/, até às 23h59 do dia 02 de outubro, horário de Brasília.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que