qui

abr 18, 2024

qui

abr 18, 2024

Sindmepa quer discutir Revalida com autoridades de saúde e educação do Estado

O Sindmepa enviou ofício ao governador Helder Barbalho, aos reitores da UEPA e UFPA e ao Secretário de Saúde do Estado do Pará, Rômulo Rodovalho Gomes, para discutir a regularização da situação de 500 médicos formados no exterior que estão em território paraense e não podem atuar legalmente por não ter seu diploma revalidado dentro das normas legais brasileiras.

O Exame Nacional de Revalidação de diplomas médicos é coordenado e organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a colaboração das universidades públicas participantes. A Universidade do Estado do Pará, manifestou interesse em realizar o Revalida, porém há informações de que serão ofertadas somente 100 vagas. Já a Universidade Federal do Pará, não demonstrou nenhum interesse no exame. Vale lembrar que o último exame de revalidação aconteceu em 2017.

Segundo a Associação de Médicos Estrangeiros no Pará, existem cerca de 500 médicos à espera do exame para revalidar seus diplomas e atender à população legalmente. Sendo que parte destes médicos são estrangeiros e quase 50% são brasileiros formados no exterior. A associação ressalta ainda, que muitos destes profissionais atuaram no programa “Mais Médicos” e durante a pandemia nas unidades de saúde.

No ofício enviado às autoridades, o Sindmepa solicitou reunião com o governador Helder Barbalho e representantes da Associação de Médicos Estrangeiros, para defender que a UEPA possa realizar o Revalida 2020 com no mínimo 400 vagas e etapas pré-definidas. O Sindmepa também solicitou reunião ao Secretário de Saúde do Estado do Pará, Rômulo Rodovalho Gomes e aos reitores Emmanuel Zagury Tourinho (UFPA) e Rubens Cardoso da Silva (UEPA) para discutir medidas para a realização do Revalida com o maior número possível de vagas ofertadas, inclusive de complementação curricular se necessário.

O Revalida 2020 está marcado para acontecer no dia 06 de dezembro e as inscrições para o exame devem ser realizadas a partir de hoje, 21, no endereço http://revalida.inep.gov.br/revalida/, até às 23h59 do dia 02 de outubro, horário de Brasília.