qui

qui

mar 28, 2024

Sindicato recomenda boicote à seleção feita por Instituto em Santarém

Falta de transparência nos valores remuneratórios e formas de cálculo estão entre os problemas encontrados no processo. Sindicato pressiona por mudança no edital

O Sindicato dos Médicos do Estado do Pará (Sindmepa) emitiu, na manhã desta quarta-feira, 23, recomendação para que os profissionais boicotem processo seletivo, lançado em Santarém, pelo Instituto Mais Saúde. Em edital divulgado nesta semana, o Instituto anunciou que pretende contratar médicos em 12 especialidades para plantões de 12 e 24 horas.

Após analisar os critérios da seleção, a Assessoria Jurídica do Sindmepa concluiu que o processo tem uma série de falhas que colocam em risco direitos e garantias dos profissionais. Por isso, a recomendação é para que não se inscrevam. Ao mesmo tempo, o Sindicato vai pressionar o Instituto para que reveja as bases do processo e refaça o edital com informações transparentes e a garantia de direitos para os médicos.

Entre os problemas apontados pela assessoria jurídica do Sindempa, no edital do Instituto, está a ausência de modelo de contrato; falta de transparência nos valores remuneratórios, formas de cálculos, entre outros. “O edital traz embutido um incentivo à pejotização”, diz o advogado Eduardo Sizo.

A recomendação assinada pela diretoria do Sindmepa será enviada à delegacia do Sindicato em Santarém para que esta oriente os profissionais no município.

Leia a nota oficial na íntegra