qua

abr 24, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qua

abr 24, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Servidores municipais de Parauapebas terão percentual máximo de insalubridade

Servidores públicos atuando na linha de frente de enfrentamento à Covid.-19, no município de Parauapebas, que desempenhem atividade na assistência direta ao paciente receberão, enquanto perdurar o estado de calamidade pública, o adicional de insalubridade no percentual de 40%, que é o percentual máximo pelo Decreto n° 141/2003. O decreto do prefeito municipal, Darci José Lermen, publicado no último dia 26, é considerado uma vitória do pleito conjunto das entidades representativas dos servidores que se mobilizaram e reivindicaram o ajuste.

Fazem parte das entidades que reivindicaram o percentual máximo de insalubridade, além do Sindmepa, o Sindicato dos Servidores Públicos de Parauapebas (Sinseppar), Associação dos Agentes de Saúde (Aacosap), Associação de Enfermagem (AEP) e Sindicatos dos Enfermeiros (Senpa).

O decreto ressalta a “necessidade de se adotar medidas de ordem administrativa para o enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19 (Coronavírus); e que servidores municipais estão na linha de frente, atendendo pacientes suspeitos ou portadores do Coronavírus, consequentemente, expostos a tais agentes biológicos”.

Enquadram-se no decreto os servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde, nas seguintes unidades administrativas: Unidade de Pronto Atendimento – UPA; Hospital Municipal de Parauapebas-HMP; Hospital Geral de Parauapebas-HGP; Hospital de Campanha – HCamp; Centro de Testagem e Acolhimento- CTA; Policlínica; Unidades Básicas de Saúde; Atendimento Odontológico de Urgência e Emergência; Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS; e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU.

“O Decreto concedeu o grau máximo de insalubridade aos que estão trabalhando durante a pandemia da Covid 19, como já é definido pelas normas regulamentadoras”, explicou a diretora do Sindmepa, Verônica Costa. “Estamos muito felizes que a justiça foi feita às centenas de trabalhadores da saúde pública que arriscam suas vidas todos os dias e que têm dado o melhor de si nessa situação tão grave que vivemos”, concluiu a diretora.

Clique para acessar o decreto na íntegra

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que