qui

abr 25, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

abr 25, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Mais respeito aos nossos médicos!

O Sindicato dos Médicos do Estado do Pará, por seus associados e representados, REPUDIA PUBLICAMENTE toda e qualquer forma de agressão ou desrespeito a médicos e profissionais de saúde.

No dia 10 de abril de 2020, o Médico JEDSON GLEIZER SOUZA PINHEIRO, que estava de plantão na UPA Terra Firme, por volta das 22h, foi gravemente agredido e exposto por familiares de uma paciente que foi a óbito naquela unidade, em decorrência de insuficiência respiratória, provavelmente decorrente de COVID-19.

Acompanhada por vários familiares que questionaram a declaração de óbito emitida pelo Médico, a filha da paciente, visivelmente desequilibrada emocionalmente, rasgou o documento oficial, ameaçou e agrediu verbalmente o médico além de retirar a máscara do profissional expondo-o à ação de agentes biológicos.

Vale ressaltar que a Portaria Conjunta n. 01/2020, do Conselho Nacional de Justiça e Ministério da Saúde, determina que: “Havendo morte por doença respiratória suspeita para Covid-19, não confirmada por exames ao tempo do óbito, deverá ser consignado na Declaração de Óbito a descrição da causa mortis ou como ‘provável para Covid-19’ ou ‘suspeito para Covid-19”, e que portanto, o médico agiu como manda a regulamentação do MS.

Além do repúdio à conduta dos familiares, o Sindmepa também repudia com veemência a gestão da Upa da Terra Firme por não garantir a segurança dos profissionais e nem adotar medidas para a responsabilização dos agressores.

O Sindmepa vai acompanhar o procedimento já iniciado pelo Médico, junto à Polícia Civil do Estado e adotará medidas civis para responsabilizar os culpados pela agressão.

 

Diretoria Colegiada

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que