qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 24.11.2019

PARAUAPEBAS

Por conta de denúncia de irregularidades na gestão da saúde de Parauapebas, em 2016, formulada pelo Sindmepa e enviada a vários órgãos ligados à saúde no estado, o departamento de Auditoria em saúde da Sespa apontou diversos problemas de gestão naquele período, com grande impacto negativo na assistência prestada no município. O maior montante de investimentos na contratação de temporários e desligamentos irregulares de profissionais no período foram os principais fatores que deixaram o atendimento de saúde precário em Parauapebas naquele ano. Resta saber se as irregularidades foram sanadas.

VIGIA DE NAZARÉ

Mais um caso de OS prejudicando médico no Pará. Desta vez, tomamos conhecimento que a Amaz Saúde é a empresa contratada pela Prefeitura de Vigia para gerenciar o atendimento médico nas unidades de saúde municipais, incluindo Centro de Saúde Nilson Tolosa. Esse centro foi denunciado por um colega por atrasar seus pagamentos de setembro e outubro. Ao ser interpelada pelo Sindmepa, a Prefeitura de Vigia de Nazaré limitou-se a informar que a OS é responsável pelas contratações de mão de obra e que serão solicitadas à Amaz Saúde “as devidas informações quanto à quitação da remuneração devida”. A saúde no Pará tratada como “terra de ninguém”. A quem recorrer?

MP 890

É primordial que a MP que cria o programa Médicos pelo Brasil seja aprovada pelo Congresso sem as emendas aprovadas na comissão mista que analisa a MP. Os impasses que atravancam a votação da MP 890, que prevê a contratação de médicos para regiões afastadas ou populações vulneráveis, podem acabar tornando caduca a Medida. Na pauta de votação da Câmara há pelo menos quatro semanas, mas sem apoio de parlamentares na forma como foi apresentada pelo Executivo, a MP pode não ser votada até o dia 28, perdendo a validade, o que prejudicaria centenas de pessoas que poderão ficar sem atendimento médico.

I BAILE À FANTASIA

Está marcado para 16 de dezembro o I Baile à Fantasia do Laboratório de Artes e Humanidades Médicas da Uepa. O evento terá obras artísticas de alunos de medicina do Cesupa, Uepa, Unifamaz e UFPA, além de performances musicais e concurso de fantasias. O objetivo é divulgar os talentos desconhecidos entre acadêmicos de medicina. Quem promove é o Laboratório de Artes e Humanidades Médicas da Uepa, com apoio do Sindmepa e Na Figueredo.

HISTÓRIAS DA MEDICINA

Os médicos e pesquisadores Aristóteles Giulliod de Miranda e José Maria de Castro Abreu Junior marcaram o lançamento de mais uma obra em parceria:  Instituições e personagens históricas da medicina no Pará. O novo livro é uma coletânea de artigos sobre a medicina no Pará e traz personagens pouco conhecidos do cenário no estado, como a primeira médica paraense e o médico que se especializou em picada de cobra e tornou-se famoso no exterior, chegando a dar aulas em Harvard, e tendo sido até capa da revista Times. O lançamento é no próximo dia 30, às 9h, no Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

CINEMA

O drama espanhol argentino, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, O segredo de seus olhos (2010) estará em cartaz no Cineteatro Sindmepa nesta terça, 26. O longa, com direção de Juan José Campanella, conta a história de Benjamin Esposito (Ricardo Darín), um ex-oficial de justiça que se dedica a escrever um livro sobre uma investigação não concluída. A sessão é às 19h, com entrada franca!