qui

abr 18, 2024

Sindmepa Informa – 10.11.2019

SARAMPO

Balanço do Ministério da Saúde alerta que o Pará ainda não conseguiu atingir a meta de cobertura da vacina contra o sarampo, ficando na marca dos 79% de cobertura. Ainda temos 84 mil e 130 crianças na faixa etária entre os seis meses a menores de um ano que ainda não tomaram a vacina. O Sindmepa recomenda às mães que ainda não levaram seus filhos para vacinar que o façam imediatamente, pois é uma doença evitável e que pode levar à morte.

IASEP

Também vamos solicitar audiência esta semana com a presidência do Iasep, para discutir a tabela de honorários pagos aos médicos prestadores de serviços. A tabela em vigor, defasada desde 1992, pratica valores quatro vezes menores do que deveriam estar fixados, se a tabela tivesse sido atualizada normalmente ao longo dos anos. Isso põe em risco a prestação do serviço.

IDESMA

O Sindmepa está convocando os médicos arrolados na causa contra o Idesma para uma assembleia geral deliberativa na próxima terça-feira, 12, às 19 horas. Vamos discutir novamente a proposta da Organização Social para quitação da dívida da OS com os médicos gerada por conta do fim do contrato do Idesma de gerenciamento do Hospital Metropolitano, no final de 2012.

POSSE

Tomou posse na última sexta-feira, 8, no Cineteatro do Sindmepa a nova diretoria da Sociedade Paraense de Medicina do Trabalho, triênio 2019/2022. O evento também celebrou os 45 anos de criação da SPMT, e contou com a presença da presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) Rosylane Rocha (DF), e do fundador da sociedade, Alberto Hermes. Nosso diretor Agostinho Neto representou o Sindmepa no evento.

MANIFESTO

Entidades médicas nacionais, incluindo a Federação Médica Brasileira, da qual o Sindmepa é membro, divulgaram na semana passada um novo manifesto público contra emendas que foram incorporadas ao texto original da MP 890/2019, que institui o programa Médicos pelo Brasil. Uma das preocupações das entidades é a permissão para que médicos remanescentes do Mais Médicos atuem no Brasil, mesmo sem CRM ou sem revalidar o diploma. A MP deve ser apreciada pelo Plenário da Câmara nos próximos dias.

CINEMA

A adaptação do livro de Fiódor Dostoievski, Os irmãos Karamazov (1957), chega ao Cineteatro. O drama tem direção de Richard Brooks, e conta a história de Fyodor Karamazov (Lee J. Cobb) e a relação conturbada com seus três filhos. Para completar, interesses amorosos em comum movimentam a trama. A sessão é terça (12), às 19h, com entrada franca. Não perca!