qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Médicos lançam coletânea com personagens da medicina no Pará

Dez anos após a publicação do seu primeiro livro: Memória histórica da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, 1919-1950, da fundação à federalização, Aristóteles Giulliod de Miranda e José Maria de Castro Abreu Junior lançam agora Instituições e personagens históricas da medicina no Pará.

O primeiro foi lançado no ano em que a instituição completava 90 anos, e tinha como foco os anos iniciais da primeira escola médica do Norte do Brasil. O novo livro é uma coletânea de artigos na seara da história da medicina no Pará e surge no ano do centenário da atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará.

“É uma coletânea dos nossos melhores trabalhos dos últimos 10 anos que antes estavam dispersos, agora estão juntos. Todos foram revistos e colocamos também uns textos inéditos”, explica Abreu Junior.

O livro é composto de vários artigos que saíram em revistas, jornais, blogs, etc que foram compilados e reescritos para o formato de livro impresso. Contém histórias do Hospital Barros Barreto, do Sindicato, da Médico-Cirúrgica, tem personagens médicos importantes, como a primeira médica paraense, o Camilo Salgado e alguns outros médicos paraenses importantes, mas que não são mais lembrados aqui no Pará.

Um desses personagens é o médico Afrânio do Amaral. Nascido e criado em Belém, formou-se em medicina pela Universidade da Bahia e tornou-se um grande especialista em picada de cobra a ponto de chegar a dar aula em Harvard sobre o assunto. Afrânio ficou tão famoso que chegou a ser capa da revista Times e ficou muito conhecido fora do país.

“Se fosse um disco eu diria que são os melhores sucessos da banda, mais umas faixas bônus”, resume Abreu Junior.

Serviço:

Lançamento do livro Instituições e personagens: Histórias da medicina do Pará.

  • Data: 30 de novembro de 2019, às 9h da manhã.
  • Local: Instituto Histórico e Geográfico do Pará, à rua D’Aveiro, 62, ao lado da Assembleia legislativa do Pará (Cidade Velha).
Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que