qua

abr 24, 2024

qua

abr 24, 2024

Novas lideranças são garantia de futuro brilhante para o Sindmepa

Novos coordenadores do Núcleo Acadêmico do Sindmepa, para o período 2019-2020, tomaram posse na noite desta quinta-feira, 17, no cineteatro do Sindmepa. Dez acadêmicos de medicina do Centro Universitário do Pará (Cesupa), Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Universidade Federal do Pará (UFPA), vão liderar daqui para a frente as ações e projetos do Núcleo, que integra estudantes de medicina e médicos do Pará. Veja a galeria de fotos.

O estudante Bertho Vinícius Rochq Nylander, da Unifamaz, um dos novos coordenadores empossados, disse sobre sua entrada para o Núcleo que a medicina para ele, era um mundo completamente novo, “até porque não tenho parente médico, aí não tinha ninguém para me guiar. Então, já estou no quarto ano e pensei: lá no sindicato eu posso me preparar para quando eu me formar, conhecer as nuances da medicina na vida real e outros médicos. E aqui estou”.

Para o diretor Waldir Cardoso, um dos organizadores do Núcleo Acadêmico do Sindmepa, a renovação do Núcleo é uma possibilidade que se tornou realidade. “A possibilidade de nós termos esperança da continuidade do Sindicato dos Médicos”, comemorou. Para ele, “o grupo que concluiu seu trabalho demonstrou que tem competência para fazer o que tem que ser feito e cumpriu bem este papel. E o grupo que entra escolheu participar, escolheu ser coordenador, o que também é um passo à frente”. O diretor concluiu que a diretoria colegiada segue confiante na renovação dos quadros do Sindmepa: “Temos certeza de que estamos no caminho certo. No caminho de trazer os estudantes, o que vai fazer com que a nossa entidade tenha um futuro muito brilhante”.

Para Taiana Azevedo, coordenadora do primeiro mandato do Núcleo, a experiência foi inesquecível: “Foi incrível porque a gente teve contato com diversas situações novas. A gente teve que pensar desde o nome do Núcleo, até questões regimentais, pensar em cargos e funções. No que a gente poderia melhorar e em que isso iria acrescentar à nossa formação acadêmica”, disse. Taiana também lembrou que o convívio com as diferenças também foi importante para o seu aprendizado: “O núcleo engrandece muito porque ele ensina a trabalhar em conjunto com diversas pessoas, totalmente diferentes, com demandas diferentes e tentar falar uma única voz. Só foram ganhos em todos os sentidos”, resumiu.

Para o diretor João Gouveia, que também participou da posse, “os novos coordenadores vão dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido e agora com mais elementos. Agora eles já têm o regimento e vão poder fazer um trabalho com o núcleo mais estruturado. E vamos continuar lutando para que a gente consiga dar a eles todos os benefícios que os médicos sindicalizados têm”.

Grande Homem Pobre Diabo

A programação da noite de quinta-feira, contou ainda com a apresentação da peça “Grande Homem Pobre Diabo”, dirigida pelo Médico e Diretor Admílson Medeiros. O espetáculo, inspirado em dois contos de Machados de Assis, levou o público a refletir sobre valores e questões éticas. Veja a galeria de fotos.

Para o acadêmico Claudio Pereira, do Cesupa, a peça: “mostrou características que vemos hoje, como a ganância pelo dinheiro, o consumismo, enganação, traição e faz pensar nas mudanças que precisamos para vivermos em um ambiente mais ético”.

O diretor Admílson Medeiros destacou que a peça “demonstra o momento atual através da música, faz um passeio rápido, mas que deixa uma mensagem e uma reflexão nos valores e nas condutas que temos na atualidade”.

O elenco foi formado por: Kesinho Houston, que interpretou Gustavo; Luís Victor, como Honório; Tamires Tavares, a Amélia e Leonel Ferreira, como Dr. Gerônimo. O espetáculo teve ainda a participação de Joyce Medeiros, que cantou na peça, e a equipe de maquiagem, sonoplastia e cenário.

Confira a relação dos novos dirigentes do Núcleo Acadêmico:
  • Centro Universitário do Pará:
    Beatriz Cavalcanti Dória – Titular
    Matheus Paulo Cavalcante de Oliveira – Titular
  • Centro Universitário Metropolitano da Amazônia:
    Bertho Vinícius Rochq Nylander – Titular
    Rafael de Azevedo Silva – Titular
    Evelyn de Cássia Pereira Costa – Suplente
  • Universidade do Estado do Pará:
    Fernanda Cristina de Oliveira Albuquerque – Titular
    Carla Miyuki Morita – Titular
  • Universidade Federal do Pará: