mar 29, 2024

mar 29, 2024

Prêmio Alípio Bordalo divulgará vencedores durante a semana do médico

Com 24 obras inscritas, a premiação literária Alípio Bordalo divulgará os vencedores das categorias poesia, crônica e conto durante a semana do médico. Na noite de 16 de outubro o Sindmepa realiza festa de premiação e comemora 38 anos de fundação. Ao todo serão premiadas nove obras, três em cada categoria.

O objetivo da iniciativa entre o Sindmepa e a Sobrames Pará era justamente estimular a criação literária entre médicos e acadêmicos de medicina. O número de obras inscritas demostra que é possível conciliar a vida médica com outras funções.

“É um prazer imenso fazer parte desse momento tão emocionante. Esperamos com isso manter viva a chama que o dr Alípio exercia sempre que havia um encontro com cada um: a imensa alegria de viver, a dedicação à saúde pública e a capacidade de externar esses sentimentos em obras literárias”, disse a presidente da Sobrames, Helena Brígido.

O evento homenageia Dr. Alípio Bordalo, médico obstetra, ginecologista e escritor. Formado em 1957 pela Universidade Federal do Pará (UFPA), dedicou-se quase toda a vida à Santa Casa de Misericórdia do Pará, fundou o Museu da Santa Casa e reativou a revista Paraense de Medicina. Além de sócio fundador da Sobrames e coautor de vários livros, escreveu também trabalhos científicos. Alípio morreu em 1º de fevereiro deste ano.

A semana do médico começa no dia 14 de outubro e busca homenagear a categoria com uma agenda diversificada. Iniciando com a palestra “Implicações tributárias da Pejotização”, com o advogado Eduardo Sizo. Terá ainda apresentação do humorista Epaminondas Gustavo; noite acadêmica com a posse da nova coordenação do Núcleo Acadêmico e apresentação da peça “Grande Homem pobre diabo”, do médico e diretor de teatro, Admílson Medeiros. O Baile do médico, promovido pela SMCP com apoio do Sindmepa. E encerra no dia 19 com a apresentação da peça: “O Sítio do pica pau amarelo vai ao círio”, adaptada pela diretora Suelen Minguele.

O prêmio Alípio Bordalo conta com o apoio da Dalmass, Sicredi, Unimed Belém, Cuidare, Laboratório Amaral Costa e Laboratório Paulo Azevedo.