mar 29, 2024

mar 29, 2024

No MP, Sindmepa expõe problemas do Barros Barreto

Diretores do Sindmepa protocolaram na manhã desta quarta-feira no Ministério Público do Estado relatório de visita técnica ao Hospital Universitário João de Barros Barreto, sendo recebidos pela promotora Fábia de Melo Fournier. Eles solicitaram um “olhar especial do MP” ao Hospital, que é referência no tratamento de várias doenças infecto contagiosas na região Norte do País.

Problemas de infra-estrutura, falta de medicamentos e a gestão centralizada foram destacados pelos diretores na visita à promotora como fatores que levaram ao caos em que se encontra o hospital, com falta de leitos e registro de óbitos acima da média nacional. Só em um final de semana de junho foram registrados 13 óbitos na UTI. “Um hospital que não tem antibióticos para atender a todos os pacientes precisa dar uma resposta à sociedade”, disse o médico Waldir Cardoso, que integrou a comissão que esteve no MP.

Fábia Fournier disse que é preciso um esforço coletivo dos segmentos envolvidos na questão da saúde no estado e destacou que vai repassar à titular da pasta, a promotora da saúde Suely Catete, os problemas apontados pelo relatório dos médicos. O MP deve convocar representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia o hospital, para dar explicações sobre a atual situação em que se encontra o Barros Barreto.

A vistoria feita pelo Sindmepa ao HUJBB aconteceu no dia 17 de julho e o relatório completo foi protocolado hoje no MP. Participaram da reunião com a promotora os médicos Waldir Cardoso, José Martins, Erivaldo Pereira e Agostinho Neto. Para acessar o relatório completo, click aqui.