abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa Informa – 09.06.2019

AUDIÊNCIAS

Os reajustes irrisórios concedidos por ambos ao funcionalismo municipal e estadual são os pontos de pauta das audiências. Parece que os dois gestores combinaram uma política de achatamento dos salários dos trabalhadores, demonstrando o quanto menosprezam o funcionalismo local. Uma pena!

PCCR

Por decisão de um juiz do TJE, o estado deve apresentar ao poder Legislativo Estadual, em um prazo de 120 dias, projeto de lei criando cargos de médicos e odontólogos efetivos e em número suficiente para atender a todas as unidades de saúde do Pará. Deve ainda, no mesmo prazo, apresentar um Plano de Cargos e Carreiras para o estado, uma velha luta da categoria médica que nunca saiu do papel. Agora com esse ultimato da justiça, que prevê multa de 10.000/dia em caso de descumprimento, vamos vê se sai o tão esperado PCCR.

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS

Evento realizado pela Organização Médicos sem Fronteiras nas dependências do Sindmepa, no último final de semana, teve aceitação maciça da comunidade médica e acadêmica e dos jornalistas locais, a quem se destinou o seminário: Comunicando Crises Humanitárias. Com a presença da comunicação do MSF no Brasil e médicos que fazem parte da organização, o seminário mostrou a realidade de centenas de milhares de pessoas desassistidas na área da saúde em todo o planeta e o trabalho desses abnegados médicos que se dedicam de corpo e alma ao atendimento humanitário.

DETRAN

Médicos peritos em Medicina do Tráfego que atuam em clínicas credenciadas junto ao Detran, na emissão e renovação de carteira de habilitação, estão enfrentando um grave problema com a lentidão do sistema de informática do órgão. Para os médicos que atuam no interior a situação ainda é mais caótica. Chegam até a ser ameaçados por usuários que vão em busca da CNH e não recebem a carteira por conta da falha no sistema. O Detran precisa apresentar uma solução imediata para esse problema antes que a coisa acabe ficando fora de controle.

WARISLÂNDIA

Pior, denuncia que uma enfermeira faz as vezes de médico, passando medicamento para dor e dando encaminhamento médico para outra unidade. Isso sem falar na falta de medicamentos básicos e materiais na unidade. A Prefeitura de Ananindeua informou que está aguardando a contratação de um novo médico, via programa Mais Médico e ressaltou que nenhuma enfermeira tem autorização para prescrever remédios aos pacientes. O Sindmepa vai investigar e, se comprovadas a denúncia, vai tomar as devidas providências em relação ao problema.

CINEMA

Esta semana o Cineteatro Sindmepa apresenta o filme Essa Pequena é uma Parada (1972). O longa americano conta a história do musicólogo Howard Bannister (Ryan O’Neal), que viaja a São Francisco para disputar uma bolsa de estudos, porém suas chances diminuem quando encontra Judy Maxwell (Barbra Streisand), que transforma todo cenário em confusão.