qua

abr 24, 2024

Sindmepa Informa – 05.05.2019

VACINAÇÃO NO SINDICATO

No próximo dia 9 haverá vacinação contra a gripe nas dependências do Sindmepa, disponível para médicos e acadêmicos de medicina. Considerando que os profissionais de saúde integram o grupo prioritário da vacina, o Sindmepa requereu à Sesma a instalação da unidade de vacinação, sendo prontamente atendido. A ação irá das 9h às 16h, ou até que se esgotem as doses disponibilizadas pela Sesma.

CENTENÁRIO

Alegria e emoção marcaram mais um evento nas comemorações dos 100 anos da Faculdade de Medicina da UFPA (FAMED). Professores e ex-alunos de todas as idades reuniram-se na manhã da última sexta feira, no salão nobre da faculdade, para fotos e para cantar juntos o samba “A Velha Faculdade” de autoria do médico, escritor e compositor Alfredo Oliveira. Em seguida, uma foto com todos os presentes foi tirada em frente ao prédio centenário, no Largo de Santa Luzia. O Sindmepa esteve presente sendo representado por seus diretores Waldir Cardoso e Helena Brígido. As fotos podem ser acessadas pelo link: http://bit.ly/2H0jQYE E ontem, dia 04, aconteceu o Baile de Gala comemorativo ao aniversário da faculdade, no Hangar, com a presença de 1.500 participantes.

ARQUIVADO

Recebemos comunicado do Ministério Público do Estado informando do arquivamento de um pedido nosso de abertura de sindicância para apurar improbidade administrativa na contratação de uma cooperativa de serviços médicos. O ofício foi enviado ao MPE em 2010. Hoje, nem a cooperativa nem o secretário de então permanecem na Prefeitura. Nosso pedido foi arquivado por prescrição. Parabéns pela agilidade ao órgão fiscalizador do Estado.

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA

Já está em vigor desde o último dia 30 o novo Código de Ética Médica. A participação da categoria, seja por meio de entidades representativas ou individual, foi fundamental para a atualização do texto anterior, em vigor desde 2010. As mudanças no código incluem o respeito ao médico com deficiência ou doença crônica e torna obrigatório a elaboração e entrega do sumário de alta ao paciente, quando solicitado. Também ficou definido que o uso das mídias sociais pelos médicos será regulado por meio de resoluções específicas, o que valerá também para a oferta de serviços médicos à distância mediados por tecnologia. Recomendamos que os médicos leiam atentamente o novo código para evitar futuras demandas judiciais, já que ele será daqui para a frente a “bíblia” do exercício da medicina no Brasil. Para consultar o documento completo acesse o site: http://portal.cfm.org.br/.

PEDRA VERDE

Acaba de nos ser entregue a 2ª edição do livro A Pedra Verde, do médico, escritor e compositor paraense Alfredo Oliveira. Na segunda edição revista após trinta anos da primeira edição, o autor aborda “causos” vivenciados por acadêmicos de medicina da Faculdade de Medicina do Pará, que está completando cem anos de fundada. O Sindmepa abraçou a causa do livro, que será lançado no próximo dia 18 de maio, um sábado, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina do Pará. Todos os colegas convidados.

CINEMA

Esta semana o Cineteatro Sindmepa exibe o filme Assassinato no expresso oriente (1974), baseado no livro da escritora inglesa Agatha Christie. Após um passageiro ser morto durante a viagem, o famoso detetive Hercule Poirot (Albert Finney) se empenha em resolver o caso, tornando todos os demais passageiros suspeitos do crime. A sessão é nesta terça-feira (07), às 19h, com entrada franca.