mar 29, 2024

mar 29, 2024

Fechada convenção coletiva de trabalho para médicos do Pará

Em reunião realizada nesta semana entre o Sindmepa e o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Pará (Sindesspa), foi acertado o percentual de reajuste dos médicos referentes à convenção coletiva de trabalho do período 2019/2020. A proposta fechada entre as partes que vai valer para os salários de médicos de hospitais privados de todo o estado foi de reajuste salarial de 5,07% e o piso salarial passou de R$ 3.250,00 para R$ 3.415,00.

O reajuste passa a valer já a partir deste mês, estando ainda em tramitação o registro do acordo no Ministério do Trabalho, o que torna oficial a convenção coletiva.

Entre as cláusulas fixadas na convenção estão a garantia ao substituto eventual do mesmo salário do empregado substituído, excetuando-se as vantagens pessoais. Também é parte da convenção a cláusula sobre a gratificação de função, que nunca será inferior a 30% do salário devido.

Os médicos também poderão receber no mês de outubro, por ocasião dos festejos do Círio de Nazaré, uma antecipação de 50% a título de décimo terceiro salário a que o trabalhador tem direito no final do ano. Fica mantido o anuênio por ano trabalhado na mesma empresa ou grupo econômico a partir de 1º de maio de 1989 e a estabilidade no emprego nos doze meses que antecedem a aposentadoria.

“Apesar do momento por que passa a economia no Brasil, o acordo foi bom pois não houve perda salarial e todas as cláusulas sociais foram mantidas”, disse o diretor administrativo do Sindmepa, João Gouveia.