qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 01.04.2019

TEATRO

Foi na quarta-feira, 27, a noite de estreia do projeto Teatro & debate, que abriu o espaço do cineteatro Sindmepa ao Teatro. Com a peça A noite do Meu bem, adaptada por Admílson Medeiros, o projeto discutiu a violência contra a mulher em suas várias nuances. Várias mulheres participaram da discussão e, ao final, decidiu-se sistematizar informações com contatos de serviços de apoio e procedimentos que devem ser tomados por mulheres vítimas de agressão. Este foi o primeiro evento do projeto, que vai abordar vários temas importantes ao longo do ano.

ESTATUTO

Acadêmicos de medicina associados ao Sindmepa, na condição de acadêmico aspirante, já podem ter acesso oficialmente às vantagens antes privativas de médicos sindicalizados. Isso foi possível graças a alteração do estatuto do Sindmepa, feita em Assembleia Geral, na semana passada. Nosso objetivo é preparar jovens médicos a ingressar no mercado de trabalho com mais segurança e protegidos com as vantagens de quem é sindicalizado.

MOFO

O MP estadual ingressou com Ação Civil Pública contra o município de Belém por conta das péssimas condições de atendimento na Estratégia Saúde da Família do Maracajá, na ilha do Mosqueiro. De acordo com vistoria realizada pelo GATI em julho do ano passado, a Unidade apresentava mofo e infiltrações que comprometem ainda mais a saúde de quem procura essa unidade para se tratar. O município tem 72 horas para fazer obras para remoção e tratamento dos pontos de infiltração do mofo existente na unidade.

TUBERCULOSE

O Comitê Estadual para o Controle da Tuberculose reuniu-se no Sindmepa para discutir as atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Além de atividades informativas e educativas sobre a doença, o comitê cuida para que os casos de tuberculose não aumentem no Brasil, mantendo a doença sob controle.

RESOLUÇÃO

O Sindmepa reforça a Resolução do CFM n° 2.021/2013 sobre teste ergométrico. A realização do exame deve ser feita por um médico, sendo proibido que um técnico ou outro profissional de saúde realize o exame. Além de ser uma falta ética, o teste feito por um profissional não habilitado pode prejudicar o paciente no caso de complicações durante o exame, colocando a vida do paciente em risco. Por isso, é fundamental o cumprimento da medida que visa assegurar o exercício médico e a segurança dos pacientes.

CINEMA

O Cineteatro desta semana apresenta o filme 3 Macacos (2008). Dirigido por Nuri Bilge Ceylan, o longa conta a história do político Servet (Ercan Kesal), que ao cometer um acidente pede a seu motorista Eyup (Yavuz Bingol) para assumir a culpa. Eyup só não imaginava as consequências do seu ato. A sessão é nesta terça-feira, às 19h, com entrada gratuita.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que