abr 19, 2024

abr 19, 2024

Projeto Acadêmico Aspirante realiza mais uma entrega de carteiras

Cerca de 40 estudantes de medicina participaram ontem, 22, da 7ª cerimônia de entrega de carteira do projeto Acadêmico Aspirante, no Sindmepa. O projeto tem como objetivo aproximar o estudante de medicina do sindicato permitindo que cheguem ao mercado de trabalho munidos de informações para sua segurança profissional e bom desempenho da medicina.

Recebidos pelo diretor Waldir Cardoso, um dos idealizadores do projeto, os acadêmicos e familiares conheceram mais sobre o projeto e os benefícios que ele traz para quem adere o Acadêmico Aspirante. “Ao aderir ao projeto, o estudante não paga nenhum tipo de mensalidade, mas têm acesso a maioria dos benefícios que os médicos recebem”, disse o diretor que em seguida pontuou todos os benefícios que o acadêmico terá direito. Entre eles: cursos de pós-graduação, consulta jurídica gratuita, plano odontológico, desconto de 50% nas duas primeiras anuidades sociais após formados, entre outros.

Durante o evento, o diretor Waldir Cardoso, também explicou aos estudantes sobre o que é o sindicato e suas atuações que podem se caracterizar de três formas:

• Sindical no que se refere as lutas sindicais;
  • Social no que se refere aos serviços oferecidos aos associados; e
  • Cidadã no que se refere as lutas em prol da saúde pública

“ É importante que os estudantes, futuros colegas de profissão, conheçam desde a faculdade a importância do sindicato e o que ele faz”, afirmou o diretor.

Cursando o segundo semestre de medicina na UFPA, o acadêmico Everton Silva conheceu o projeto a partir de um grupo de WhatsApp da faculdade e resolveu se inscrever. “Além dos benefícios que o projeto oferece eu acho muito importante conhecer o sindicato que atua a favor da minha futura profissão”, disse.

Para a estudante do 5º semestre de UFPA Nivin Mazen, conhecer o Sindmepa foi além de suas expectativas. “Foi uma surpresa positiva conhecer todo o suporte que o sindicato oferece aos médicos”, afirmou.

Após a apresentação o diretor Waldir Cardoso convidou o presidente nacional da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina, João Igor Gomes, para a plenária e ambos realizaram a entrega de carteiras aos acadêmicos.