sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Campanha Carnaval sem traumas pretende alertar foliões para os acidentes de trânsito

Com o intuito de garantir a segurança daqueles que pretendem pular o carnaval neste final de semana, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), promove a campanha Carnaval Sem traumas. A campanha tem como foco alertar os foliões sobre os acidentes de trânsito – grandes causadores de fraturas sérias.

Segundo o presidente da Sbot regional Pará, Hilmar Tadeu Ferreira, durante o período do carnaval o número de pacientes, nos prontos-socorros da cidade, vítimas de acidentes de trânsito costumam aumentar “principalmente os relacionados a embriaguez. O custo dessas vidas é alto para o SUS e este gasto não tem limite, quando se fala em acidente de trânsito.  O paciente poderá ter que fazer várias cirurgias, fisioterapia, as vezes membros são amputados”, afirma.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) foram registrados no ano de 2018 um total de 499 acidentes de trânsito, durante o período do carnaval, 19 deles com vítimas fatais. Sendo 16, com motociclistas.

A Campanha promovida pela Sbot tem sido divulgada nas redes sociais com dicas para que os foliões aproveitem o carnaval com segurança e saúde sem perder a diversão. Com as peças divulgadas, a sociedade incentiva a direção responsável, esclarece os mitos e verdades sobre o tema Álcool x direção e apresenta a cartilha com “os mandamentos do folião nota 10”.

Entre as recomendações para evitar traumas neste carnaval o Hilmar Tadeu Ferreira lista: evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, não beber se for dirigir e evitar o uso do celular enquanto estiver dirigindo. “O acidente de trânsito pode fazer com que a pessoa fique com alguma sequela para o resto da vida, mas a pior perda que a pessoa pode ter é a vida ou mesmo gerar a morte de alguém”, disse.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que