WhatsApp: (91) 8895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386
Afiliado a:

Sopape promove I Fórum de Prevenção da Gravidez na Adolescência

0

Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, foram registrados em 2016 56,4 nascimentos para cada mil adolescentes com idade entre 15 e 19 anos. No Pará, em 2015, o percentual de nascimentos por mães adolescentes foi em torno de 29%. É para reduzir esses indicadores que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e 16 filiais de todo o Brasil, realizarão a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência com atividades para promover o diálogo e a prevenção.

No Pará, a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), com apoio do Conselho Regional de Medicina (CRM-PA) e o Sindmepa, realizará o I Fórum de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Entre os temas estão: “Panorama da gravidez na adolescência no Brasil e no Pará”; “Prevenção da sífilis congênita nos recém-nascidos de mães adolescentes no Pará”; e “Estratégias para prevenção da gravidez na adolescência no Estado”.

A presidente da Sopape, Dra. Vilma Hutim, falou sobre as complicações de uma gestação na adolescência. “Elas apresentam uma incidência maior de pressão alta na ocasião do parto, complicações como infecções e hemorragias, isso leva o bebê a nascer com problemas de saúde”. Dra. Vilma falou ainda do alto índice de gravidas adolescentes no país. “O problema da gravidez na adolescência no Brasil é um problema de saúde pública. O Brasil é o sétimo pais da América Latina que tem o maior número de gravidas adolescentes” destacou.

Os dados mostram que a gravidez na adolescência só avança. Em 2015, de acordo com o Datasus, o percentual de nascimentos por mães adolescentes no Pará foi de 29%. Em 2016 o levantamento do Ministério da Saúde constatou que no Brasil foram 56,4 nascimentos para cada mil adolescentes com idade entre 15 e 19 anos.  Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Semsa) divulgou dados que apontam que, de janeiro a dezembro de 2018, o município registrou 152 casos de gestações entre adolescentes.

O I Fórum de Prevenção da Gravidez na Adolescência ocorrerá no dia 13 de fevereiro das 14h às 17h, no auditório do CRM-PA com entrada franca. Para mais informações e inscrições, ligue: (91) 3249-9111 / 98136-5400.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.