sáb

abr 20, 2024

Sindmepa Informa – 17.02.2019

ACOLHIMENTO

Calouros do curso de medicina da Unifamaz foram recebidos com uma bela cerimônia durante a abertura da Semana de Acolhimento ao Calouro. O Sindmepa foi representado pelo estudante de medicina Gabriel Novaes, membro do nosso Núcleo Acadêmico. Ele deu as boas-vindas aos futuros médicos e falou aos colegas sobre a importância de ser sindicalizado.

SEM SEGURANÇA

A falta de segurança e assaltos na Unidade de Pronto Atendimento do Distrito Industrial fez com que médicos plantonistas do local suspendessem o atendimento na manhã de domingo (10) até a chegada de um guarda municipal à unidade. A UPA tinha sido invadida duas semanas antes levando os médicos a solicitar o apoio da Guarda Municipal. Desde então, os profissionais só trabalham com a presença da Guarda no local. Infelizmente, a falta de segurança tem sido crescente em várias unidades de saúde do Estado, precarizando ainda mais o atendimento de saúde pública no Pará.

CARREIRA
A carreira médica de Estado foi o tema de uma audiência, esta semana, entre o presidente da Frente Parlamentar da Medicina, deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), médicos que compõem o Instituto Brasil de Medicina e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O deputado defendeu a criação da carreira médica como o único caminho para o Brasil superar a falta de médicos em localidades do interior do País. A novidade boa, segundo o ministro, é que o projeto do plano de carreira já está em fase de construção no Ministério e deverá ser elaborado em parceria com o Congresso. Nosso diretor, Waldir Cardoso, participou da reunião.

SESMA

Para discutir os atrasos nos pagamentos dos plantões médicos, a falta de materiais básicos e o funcionamento de hospitais e unidades de saúde de Belém, estivemos em mais uma audiência com o titular da Sesma, na semana que passou. Sérgio Figueiredo disse que o município enfrentou problemas orçamentários no final do ano, mas garantiu que os pagamentos estão sendo regularizados. Sobre a falta de insumos no PSM da 14, informou que a empresa licitada para a compra de material não cumpriu com sua parte no contrato, obrigando o município a fazer uma compra emergencial. Informou ainda que até julho as Upas do Jurunas e Marambaia serão, finalmente, entregues. É esperar para ver.

ESCALPELADOS

O aumento do número de casos de acidentes com vítimas de escalpelamento nos rios do Pará, no ano passado, foi o tema central de discussões dos membros da comissão que combate esse tipo de acidente, e da qual o Sindmepa é membro ativo. Em 2017 tivemos dois casos, enquanto em 2018 subiu para seis o número de vítimas. A primeira reunião do ano foi realizada em nossa sede e contou com a participação recorde de 13 membros. Tivemos a adesão da Secretaria de Trabalho e Renda, que antes estava ausente da comissão. Bem-vindos.

CINEMA

Amargo Regresso, o genial filme do diretor Hal Ashby, que mostra as sequelas da guerra do Vietnã, tanto para quem esteve no campo de batalha quanto para quem ficou a espera dos soldados, é o filme da próxima terça no cineteatro do Sindmepa. As sessões são às 19h e a entrada é gratuita.