abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa Informa – 03.02.2019

DESPERDÍCIO

O desperdício de exames tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Apesar de corriqueiramente médicos ouvirem a frase “Doutor, já que vou colher sangue, pede todos os exames”, em alguns laboratórios do país o número de exames com resultado dentro da faixa da normalidade chega a 90%, gerando uma gama de exames inúteis, prejudicando pacientes que precisam de exames com urgência e aumentando os gastos com a saúde pública e privada.

FALTA INVESTIMENTO

Dados publicados pelo Conselho Federal de Medicina apontam que metade dos municípios brasileiros gastou menos de R$ 403,37 na saúde, por habitante, em 2017. No Pará, apenas sete municípios estão acima da média nacional (Jacareacanga, Canaã dos Carajás, Vitória do Xingu, Parauapebas, Sapucaia, Barcarena e Oriximiná). E no ranking dos 20 piores municípios do Brasil, onze são do Pará. O ranking dos piores é liderado por Cametá, Bragança e Ananindeua.

CONSELHOS

Seguem até o dia 15 de abril as Conferências Municipais de Saúde. Durante este período serão escolhidos os delegados dos municípios para a Conferência Estadual de Saúde, que acontece entre os dias 16 de abril e 15 de junho. Os delegados eleitos na Conferência Estadual devem participar da conferência nacional de saúde, que acontece entre os dias 4 a 7 de agosto. Nas conferências de saúde são debatidos temas importantes sobre a saúde no país, e apontadas diretrizes de formulação de políticas para a área nas esferas municipal, estadual e federal.

SINDICALIZAÇÕES

O Sindmepa alcançou 415 novas sindicalizações no ano de 2018. Apesar de toda a crise financeira e a campanha contra os direitos trabalhistas no Brasil, o número é considerado positivo e deve-se ao trabalho desenvolvido por este sindicato em favor do profissional médico e dos seus direitos. Vale destaque também para a disponibilização de serviços como assessoria jurídica, plano de saúde, cursos de especialização e línguas estrangeiras, entre outros benefícios.

CINEMA

O Nome da Rosa (1986) é o filme que estará em exibição nesta terça-feira no Cineteatro Sindmepa. O filme é um suspense que conta a história de um monge franciscano que ao chegar a um remoto mosteiro no norte da Itália se depara com uma série de assassinatos e começa a investigá-los. Quem quiser rever Sean Connery e o seu magnífico William de Baskerville nos diálogos com o noviço Adso de Melk (Christian Slater) não pode perder. As sessões são gratuitas e sempre às 19h.

Pejotização

O Sindmepa esteve em Parauapebas em audiência com o Ministério Público local e o Conselho Municipal de Saúde. Denunciamos a intenção da prefeitura de contratar médicos via pessoa jurídica para o Hospital Geral de Parauapebas. O Sindicato defende a realização de concurso público para médicos. O Sindmepa foi representado na reunião pela nossa diretora Verônica Costa e o assessor jurídico, Eduardo Sizo. O MP vai investigar o assunto.