abr 19, 2024

abr 19, 2024

Santarenos elaboram Carta Aberta Contra a Privatização e em Defesa do SUS

Uma Carta Aberta Contra a Privatização e em Defesa do SUS foi elaborada pelo Conselho Municipal de Saúde de Santarém, entidades Sindicais, populares e sociais que defendem o SUS, no início deste mês durante a Audiência Pública de Avaliação dos 8 meses dos Serviços Prestados pelo Instituto Panamericano de Gestão no Hospital Municipal e Unidade de Pronto Atendimento, ocorrida no plenário da câmara municipal de Santarém.

O objetivo da carta é sensibilizar a sociedade para que, com o esforço de todos, seja construído um ambiente propício de lutas, debates e encaminhamentos positivos, que se reflita nos anseios da sociedade.

A carta defende o sistema único de saúde como uma Política de Estado. “O SUS é o único sistema de saúde pública que atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde”, afirma a carta esclarecendo ainda que as políticas públicas de saúde focada na lógica mercantilista/privatista priorizam a doença e o adoecimento convertendo-os em fonte de lucro. “Os princípios do SUS são incompatíveis com os modelos privatizantes de gestão que, consequentemente, enfraquecem o SUS e criam obstáculos ao direito universal à saúde 100% publica e de qualidade para toda a sociedade”.

Leia a Carta na íntegra aqui: