sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Receita humanizada muda vida de paciente

Um simples gesto humanizado mudou a vida de um paciente de 54 anos, esta semana, em Belém. A médica Rayssa Miranda e a estudante de medicina Manuela Lemos elaboraram uma receita “diferente” a um paciente analfabeto que constantemente voltava a unidade Estratégia Saúde da Família do bairro da Condor.

Imagem: Agência Belém

Após perceber o que o paciente que faz tratamento contra diabetes e hipertensão há 3 meses é analfabeto, a médica e a estudante resolveram elaborar uma receita humanizada ao paciente com o uso de fitas coloridas.

De acordo com a médica, que também é preceptora, o paciente informou que tomava o medicamento como achava que devia tomar. E, por esse motivo nunca melhorava, já que tomava de maneira errada. Por isso pediu que o paciente pegasse os medicamentos na farmácia da unidade e pôs as fitas na caixa e na receita para que o paciente pudesse entender qual remédio deveria tomar em cada horário.

Segundo o diretor de comunicação do Sindmepa, Wilson Machado, para que qualquer tratamento tenha êxito, é fundamental que o paciente entenda o que foi receitado pelo médico, do contrário o seu tratamento pode ser comprometido.  “É fundamental o resgaste do atendimento humanizado e da boa relação entre médico e paciente. Que bom que isso aconteceu e está sendo replicado nas mídias sociais. A mensagem que fica deste gesto é linda para todos. Nós como médicos devemos seguir esse exemplo.

A receita foi publicada pela estudante Gabriela Lemos, irmã de Manuela, ainda na terça, 04, e em menos de 24h a postagem atingiu a marca de 3,5 milhões de visualizações no Twitter e várias mensagens de elogio a atitude da estudante e da médica.

O paciente dono da receita famosa não terá a identidade revelada pela Secretaria Municipal de Saúde, mas receberá todo o apoio necessário da Prefeitura de Belém para que entre em uma turma de alfabetização para jovens e adultos.

Com informações: DOL

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que