qui

qui

mar 28, 2024

11 de agosto – Dia do Médico Acupunturista

O Dia do Médico Acupunturista, 11 de agosto, coincide com o dia do reconhecimento da especialidade por meio da Resolução nº 1455, de 11 de agosto de 1995, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
O reconhecimento da especialidade deu maior destaque e credibilidade para a prática médica da acupuntura, permitindo maior interação entre os profissionais em tratamentos diversos e também estimulou a presença da especialidade nas universidades e organizações médicas.
Originária da China, a acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal, para tratar doenças e promover a saúde.

Como funciona

Graças às pesquisas científicas realizadas tanto na China como no Ocidente, os efeitos da Acupuntura vem sendo desvendados. Seu mecanismo de ação tem sido demonstrado à luz da ciência atual, tendo bases fisiológicas. A inserção da agulha de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. A “mensagem” gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central, medula e cérebro), onde deflagra a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, tais como, analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.

Quem pode ser Acupunturista?
As únicas profissões de saúde no Brasil, que por lei, detém o direito de diagnosticar doenças, realizar procedimentos invasivos, prescrever medicamentos, são os médicos, cirurgiões dentistas e médicos veterinários. O Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) defende que a prática da Acupuntura seja realizada por estes profissionais, nos seus respectivos campos de atuação.

Indicações
O campo de atuação da Acupuntura é amplo, devido à sua própria natureza e mecanismos de ação, pois ao estimular o sistema nervoso, regula e harmoniza o funcionamento do organismo como um todo. Tanto nas pesquisas clínicas como na prática diária, tem-se observado uma grande eficácia no tratamento de inúmeras doenças e disfunções orgânicas: neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas, respiratórias, reumatológicas, digestivas, entre outras. Diante disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionou todas das doenças tratáveis pela Acupuntura. Inúmeros estudos científicos, realizados em todo o mundo, têm acrescido constantemente mais itens a esta lista de indicações.