qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Relatório das urgências médicas do SUS será apresentado no Sindmepa

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal vai apresentar em maio, em Belém, o relatório do Grupo de Trabalho que promoveu o levantamento da situação dos hospitais de urgências médicas do Sistema Único de Saúde em oito cidades brasileiras, inclusive Belém. O coordenador do GT é o deputado paraense Arnaldo Jordy (PPS), que participou das oito diligências realizadas pela Comissão aos principais hospitais de urgência e emergência do País.

Em Belém, foi visitado o Hospital Mário Pinotti, da 14 de março, onde foram apontados vários problemas. Para discutir o relatório, a comissão contará com a parceria do Sindmepa, Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará, Conselho Regional de Medicina do Pará e Comissão de Saúde da OAB/Pará, que realizarão um amplo debate no dia 16 de maio, no Sindmepa.

A programação começa a partir das 8h com café da manhã e em seguida será aberto o debate com a participação da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal; de representantes das três entidades médicas estaduais; da Comissão de Saúde da OAB Pará, sindicatos e associações de todos os profissionais da área da saúde, Assembleia Legislativa do Estado; Câmara Municipal de Belém; MPE; MPF; Sesma e Sespa. Também serão convidados representantes do Tribunal de Contas da União, do Estado e dos Municípios, vereadores, deputados estaduais e federais e senadores da República.

“O intuito é gerar um amplo debate sobre os problemas da saúde no Estado e no Brasil, com enfoque nos hospitais de urgências médicas”, destaca o diretor do Sindmepa, João Gouveia, que recebeu hoje no sindicato o deputado federal Arnaldo Jordy.

As diligências foram realizadas de setembro de 2011 a dezembro de 2012 nas cidades de maior demanda nessas áreas. Em Belém, a comissão visitou o Hospital Mário Pinotti em 23 de março de 2012, relatando casos de pacientes em macas pelos corredores, “precárias condições sanitárias e de conforto, instalações antigas com problemas no sistema de ar condicionado, no esgotamento, nos elevadores, falta de água em bebedouros e banheiros em más condições”.

Entre as recomendações do Grupo de Trabalho são apontadas providências em várias esferas, incluindo Executivo Federal, Estadual e Municipal, Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Judiciário e Sociedade civil. Um dos itens da responsabilização do Judiciário é das solução à ação do CFM para responsabilização da baixa execução orçamentária do Ministério da Saúde. No Pará, por exemplo, só 14% das obras do PAC da saúde foram concluídas desde 2011.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que